Estilo & Cultura

Ilustrações recriam quartos de hotel de 7 filmes que foram sucesso nos cinemas

Luciane Belin*
09/01/2019 20:30
Thumbnail

Fotos: Reprodução/ Expedia

Algumas das mais marcantes cenas da televisão e do cinema foram gravadas pelos corredores, elevadores e quartos de hotéis – alguns reais, outros fictícios. Ainda que hospedar-se no Best Exotic Marigold Hotel ou no Fawlty Towers seja apenas possível no mundo da fantasia, é possível visitar alguns dos quartos de hotel mais icônicos da história do cinema, porque de fato, eles são reais.
Para homenagear alguns deles, a Expedia recentemente encomendou uma série de ilustrações baseadas nestes cenários, os quartos dos mais famosos hotéis da telinha. Desde o Majestic Yosemite Hotel, utilizado na gravação de “O Iluminado”, até o The Caesars Palace Las Vegas, cenário do hilário “Se beber não case”, estas magníficas ilustrações trazem referências das histórias aos apaixonados por cinema nos mais discretos detalhes.
Os esquemas das plantas foram desenvolvidos em colaboração com as arquitetas Jelena Popovic e Barbara Lew, utilizando cenas dos filmes para reproduzir os espaços destes cenários inesquecíveis. As plantas e modelos 3D concebidos como parte desta pesquisa foram então compartilhados publicamente pelas mais diversas redes e mídias sociais.

“Encontros e Desencontros”

Park Hyatt Hotel, em Tóquio
Scarlett Johansson, Bill Murray e Anna Faris são os destaques do elenco deste filme dirigido por Sofia Copola e que narra a história de um ator e uma jovem recém-casada que se conhecem em um excêntrico hotel na capital japonesa, Tóquio.
Boa parte das cenas do filme se passam no Park Hyatt Hotel, uma hospedagem mais espaçosa do que a maioria dos hotéis nipônicos e que existe na vida real.

“Hotel Chevalier”

Hotel Raphael, em Paris, na França
Da maravilhosa e colorida mente do cineasta Wes Anderson saiu, assim como O Grande Hotel Budapeste, mais um filme que se passa em hospedagens inusitadas, construídas em lugares inóspitos e bem peculiares.
No curta-metragem Hotel Chevalier, de 2007, Jason Schwartzman e Natalie Portman são dois ex-amantes que se reencontram no charmoso Hotel Raphael, em Paris. O curta é um prólogo ao longa-metragem Viagem a Darjeeling, lançado pelo diretor no mesmo ano, e que se passa no mesmo endereço.

“James Bond: Goldfinger”

Fontainebleau, em Miami Beach, nos Estados Unidos
É difícil pensar em Bond, James Bond, sem imediatamente imaginar o personagem fazendo uma perseguição enquanto permanece impecável em ternos caríssimos por corredores de hotéis 5 estrelas.
Todos os filmes do Agente 007 possuem pelo menos uma grande cena em um belo hotel, afinal de contas, ele está sempre em trânsito.
Deve ter sido difícil então para o pessoal do Expedia selecionar qual dos endereços retratar – mas sem dúvidas o Fontainebleau foi uma boa escolha. O hotel é um dos mais icônicos e luxuosos de Miami Beach, na Flórida, com quartos glamourosos e cheios de estilo.

“Medo e Delírio em Las Vegas”

Ambassador Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos
O histórico Ambassador Hotel é uma das paradas de Raoul Duke (Johnny Depp) e Dr. Gonzo (Benicio del Toro) em uma viagem que não é apenas física e real, mas que tem como destino as mentes tresloucadas dos personagens.
Do diretor Terry Gilliam, o filme se passa em cenários que aludem às paisagens naturais de Los Angeles e seu entorno desértico, mas tem como principal cenário para as tramoias dos dois boêmios os quartos e corredores deste hotel de beira de estrada.

“O Iluminado”

The Majestic Yosemite Hotel, no Yosemite National Park, nos Estados Unidos
O Majestic não é exatamente um lugar que qualquer pessoa sonha em se hospedar, especialmente se, para isso, foi preciso cruzar com o Jack por lá. Embora não tenha sido filmado em um único lugar, tendo feito algumas cenas em diferentes hotéis e outras em cenários criados especialmente para isso, em estúdio, “O Iluminado” ainda assim consagrou o nome do Majestic e é um dos cenários mais esmiuçados e visitados virtualmente da história do cinema.

“Se Beber, Não Case”

Caesars Palace, em Las Vegas, nos Estados Unidos
Phil, Stu e Alan, personagens de Bradley Cooper, Ed Helms e Zach Galifianakis, respectivamente, aprontaram todas em Las Vegas no filme “Se Beber Não Case”, de 2009. O destino escolhido pelos fanfarrões para celebrar a despedida de solteiro de Doug (Justin Bartha), o quarto nome da trupe, foi um dos mais clássicos hotéis-cassinos da glamourosa cidade norte-americana, o Caesars.
A ilustração do hotel reproduz os pomposos detalhes da estrutura do lugar, com direito até mesmo ao tigre que fez uma participação no longa-metragem!

“Uma Linda Mulher”

Regent Beverly Wilshire em Beverly Hills, nos Estados Unidos
Fotos: Reprodução/ Expedia
Fotos: Reprodução/ Expedia
Quando saiu para trabalhar naquela noite, Vivian Ward nem imaginava que passaria alguns dias em um dos hotéis mais apreciados pelos turistas que visitam Los Angeles. A personagem de Julia Roberts no filme que já é um verdadeiro clássico do cinema, “Uma Linda Mulher”, foi contratada por Edward Lewis (Richard Gere) para lhe fazer companhia no Regent Beverly Wilshire, localizado em Beverly Hills, área nobre da cidade hollywoodiana.
A ilustração reflete todo o romantismo e elegância do quarto, que é incrivelmente espaçoso.
*Especial para Haus, com informações do ArchdailyBrasil 

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!