Estilo & Cultura

Instalação do LabModa faz conexão entre moda e cidade

Gazeta do Povo
23/12/2015 18:48
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Você consegue associar moda às construções arquitetônicas espalhadas pela capital? Para provar que essa ligação existe e que moda e cidade não estão tão distantes quanto aparentam, a sexta edição do LabModa traz a vitrine Des.vestir, uma instalação que combina manequins, símbolos da indústria da moda, com lambe-lambes, técnica de arte urbana que usa papel e cola caseira. Dentro de um grande contêiner vermelho, vários bonecos encontram-se “vestidos” com prédios icônicos de Curitiba, que se destacam tanto por aspectos históricos quanto por seus valores materiais e imateriais.
Realizado em poucos dias e utilizando materiais de baixo custo, o trabalho deu aos manequins texturas e conexões entre si usando apenas corda e plotagens (impressão de uma imagem em larga escala). O objetivo era transformar o conceito de moda, pensado simplesmente como roupa, e expor a sua relação com o ambiente. O projeto é do Estúdio Coletivo, escritório curitibano de arquitetura, em parceria com o Coletivo Paralelo, responsável pela montagem dos manequins e por parte do material gráfico da vitrine.
Para quem quiser conferir, a instalação fica exposta até amanhã (24), no espaço LabModa do Pátio Batel.
Prédios de Curitiba
Os edifícios que cobrem os bonecos são parte de um projeto cultural intitulado “Prédios de Curitiba”, que investiga e registra construções arquitetônicas que foram importantes para a formação da cidade.
Realizado através de pesquisas de campo e bibliográficas, o projeto, idealizado pelo integrante do Estúdio Coletivo, Guilherme de Macedo, conta com uma equipe de pesquisadores e fotógrafos, composta por Josehenrique Zuchi, Fábio Domingos Batista,Washington Takeuchi e Alexandre Chien . O apoio para a realização do trabalho vem do projeto “Prédios de São Paulo” e da parceria com o blog local Circulando por Curitiba e com o escritório de arquitetura Grifo.
Para conferir todo o projeto, basta acessar o site ou a página do escritório no Facebook.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!