Estilo & Cultura

Iphan celebra 80 anos com concurso de fotografia de patrimônio cultural

HAUS
15/08/2017 13:30
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Comemorando 80 anos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou na última quinta-feira (10) um concurso de fotografias para incentivar a sociedade a valorizar e proteger o patrimônio cultural brasileiro. A ação “Eu e o Patrimônio Cultural” também tem como objetivo expor as diversas interpretações que o conceito de patrimônio pode abraçar, como expressões, manifestações e locais históricos.
Para participar, segundo declaração da entidade, é preciso que as fotografias representem e registrem “a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando seu valor social, histórico ou artístico, atribuído pelas diversas temáticas da preservação do Patrimônio Cultural e o direito à memória”.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo email comunicacao.iphan@gmail.com até o dia 17 de agosto, às 18 horas. A participação é permitida para maiores de 15 anos, que possuam perfil no Facebook e que curtam a página do Iphan. É possível se inscrever com até duas fotos, de autoria exclusiva.
Todas as fotos serão publicadas na página do Iphan e em uma galeria no site da entidade. As três fotos com mais curtidas na rede social serão premiadas com publicações editadas pelo instituto e o 1º lugar ganhará a Coleção Dossiê dos Bens Culturais Registrados, composta por 14 volumes, produção do Iphan; o 2º receberá a publicação Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil, do professor Augusto Carlos da Silva; e o 3º lugar receberá cinco volumes da coleção Roteiros do Patrimônio (As Fortalezas e a Defesa de Salvador; O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas; Art Nouveau em Belém; Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém e Engenhos do Recôncavo Baiano).
A votação acontece do dia 22 a 27 de agosto e o resultado sairá no dia 31. Para verificar o regulamento e saber mais sobre o concurso, acesse o site do Iphan ou a página do Facebook da entidade.

LEIA TAMBÉM



Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!