Estilo & Cultura

Japoneses se rendem a Oscar Niemeyer

Gazeta do Povo
28/09/2015 15:25
Thumbnail

Exposição em Tóquio mostra a retrospectiva da carreira de Oscar Niemeyer. Fotos: Leonardo Finotti.

Está em cartaz no Museu de Arte Contemporâneade Tóquio a exposição “Oscar Niemeyer – O Homem Que Construiu Brasília”, que consiste em uma instalação com dois mil metros quadrados apresentando uma retrospectiva da carreira do maior arquiteto brasileiro, morto em 2012, aos 104 anos.
A exposição conta com maquetes de variados tamanhos, fotografias e outros documentos e  está aberta até o dia 12 de outubro. Em pouco mais de um mês, quase 30 mil visitantes estiveram no local.
Entre as maquetes, destacam-se a da Catedral de Brasília e a do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Além delas, um desenho pertencente ao Instituto Moreira Salles prende o visitante. Ele foi feito pelo próprio Niemeyer, tem cerca de 20 metros  de comprimento e retrata a evolução da obra do arquiteto. Completam a exposição, pequenos modelos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, da Casa das Canoas (antiga residência de Niemeyer) e da sede das Nações Unidas, em Nova York.
Em palestra intitulada “We love Niemeyer” Sejima e Nishizawa, autores de projetos como o New Museum, de Nova York e o novo Louvre na cidade francesa de Lens, discorreram sobre a produção do arquiteto, revelaram inspiração nas curvas propostas por ele e afirmaram que Niemeyer  conseguiu ser absolutamente brasileiro e universal ao mesmo tempo
O evento que faz parte das comemorações dos 120 anos de relações bilaterais do Brasil com o Japão. E, além da exposição de Niemeyer, há outra mostra sobre a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e a exibição de um mural do pintor japonês Tsuguharu Fujita inspirado no Brasil, além de apresentações de música, artes visuais, arquitetura, gastronomia e teatro.
 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!