Estilo & Cultura

Kobra prepara maior mural do mundo em São Paulo

HAUS, com Estadão Web
15/02/2017 12:27
Thumbnail

Kobra mostra uma de suas obras mais aclamadas: o Niemeyer em Sampa. Foto: ND/Reuters/Gazeta do Povo | REUTERS

O artista Eduardo Kobra prepara a criação daquele que será o maior painel grafitado do mundo. Com 151 metros de comprimento e 29 metros de altura, a “tela” para a obra é um paredão às margens da Rodovia Castelo Branco (km 35), no município de Itapevi, na Grande São Paulo. “Vai dar para todo mundo ver da estrada”, comenta.
No momento em que a gestão João Doria (PSDB) tem removido pichações e grafites, o painel de 4,5 mil m² terá salvo-conduto – além de ser fora da capital, será em propriedade privada.
Esse novo mural vai superar o recorde mundial anterior, que também pertence ao próprio Kobra. Em 2016, no centro do Rio, ele pintou a obra Etnias, às vésperas das Olimpíadas. O Guinness World Records deu a chancela de maior do mundo ao paredão de 170 metros de comprimento e 15 metros de altura. “Confesso que estou assustado com as dimensões”, diz o artista. “A proporção é inacreditável. Vai ser incrível fazer essa obra.”

O paredão é de um prédio que será centro de distribuição e sede administrativa da marca de chocolates Cacau Show. Foi a empresa que o convidou para o trabalho. “Temos um plano de transformar uma parte deste prédio em museu para visitação, mas ainda não há previsão de abertura ao público”, adianta Monica Ogawa, diretora de Comunicação da empresa.
Pelas estimativas de Kobra, o trabalho deve durar dois meses. “Tudo vai poder ser acompanhado por quem passar pela rodovia”, comenta. Os preparativos já estão em andamento. “É preciso uma logística especial, andaimes adequados para que consigamos pintar em um espaço tão grande”, exemplifica. Nos próximos dias, o artista deve viajar para a Amazônia em busca de inspiração. Isso porque Kobra pretende pintar no paredão cenas do processo de produção do cacau – do plantio à colheita.

LEIA TAMBÉM

“Curitiba me abandonou”, desabafa Lolô Cornelsen

Cabides e ganchos viram organizadores criativos para toda casa

Dez cafés com decoração legal para conhecer em Curitiba

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!