Estilo & Cultura

Fotógrafos lançam livro que retrata a arquitetura e a biodiversidade de Curitiba

Júlia Rohden*
30/10/2017 21:57
Thumbnail

Foto: Carlos Renato Fernandes

Apresentar o perfil de Curitiba por meio de ícones da paisagem urbana e das espécies de animais encontrados na capital é o objetivo do livro “Curitiba Biocidade”, lançado no último dia 19 de outubro. De autoria dos fotógrafos paranaenses Carlos Renato Fernandes e Hudson Garcia, a obra reúne 238 imagens distribuídas ao longo de 220 páginas.
O livro é o primeiro em co-autoria da dupla, que se conhece há cerca de 20 anos e já fotografou junta por diversas vezes. “O Carlos já era fotógrafo quando eu ainda estava começando. Ele foi uma espécie de professor para mim”, conta Garcia.
Para organizar o livro, Carlos e Hudson dividiram os trabalhos. O primeiro deles ficou responsável por captar as imagens de símbolos do urbanismo curitibano, enquanto o segundo se dedicou à registrar o meio ambiente da capital.
Foto: Carlos Renato Fernandes
Foto: Carlos Renato Fernandes

Passado e presente

Assim, é possível conhecer a cidade desde os seus primórdios, por meio de imagens antigas recuperadas nos acervos da Casa da Memória e do Museu Paranaense. A paisagem urbana contemporânea, por sua vez, é destacada nas imagens de obras conhecidas, como a Rua 24 Horas, a Prefeitura Municipal, o Castelo Batel, o Museu Oscar Niemeyer e as estações-tubo.
Os parques, bosques e jardins públicos da cidade, como o Bosque do Alemão, o Parque Barigui e o Passeio Público, também estão contemplados no livro, juntamente com as fotografias que retratam os animais e a vegetação características da capital.
Foto: Carlos Renato Fernandes
Foto: Carlos Renato Fernandes
“Mostramos a grande extensão de áreas verdes em Curitiba e sua fauna urbana: aves, mamíferos e invertebrados”, conta Garcia. Para que isto fosse possível, o fotógrafo contou com o auxílio de pesquisadores da fauna e da flora curitibanas.
Fernandes acrescenta, ainda, que as fotografias foram feitas em épocas distintas, buscando trazer sempre a melhor luz e o melhor momento. “Nas minhas fotografias, o céu ao fundo costuma ser azul, o que muitas vezes é difícil em Curitiba”, brinca.
*Especial para Gazeta do Povo
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!