Estilo & Cultura

Lugares para aproveitar o verão e a arquitetura de Curitiba

HAUS
02/01/2018 09:30
Thumbnail

Espaço Jardim Ambiental, na Rua Schiller. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os dias mais quentes aliados às noites mais longas do horário de verão são um convite para se aproveitar a cidade. Afinal, quem não se anima a sair de casa para caminhar ou curtir um happy hour com os amigos com a temperatura próxima (ou até acima) dos 30°C – e distante da registrada nos dias frios do outono/inverno?
Em Curitiba, são muitos os espaços que possibilitam desfrutar momentos de relaxamento ao mesmo tempo em que se contempla a reconhecida arquitetura da capital. Siga nosso roteiro e aproveite o verão curitibano!

Rua 24 Horas

Inaugurada em setembro de 1991, Rua 24 Horas era algo inédito no país. Foto: Hugo Arada/Gazeta do Povo.
Inaugurada em setembro de 1991, Rua 24 Horas era algo inédito no país. Foto: Hugo Arada/Gazeta do Povo.
Inaugurada em setembro de 1991, a Rua 24 Horas retomou nos últimos anos seu papel como importante destino de lazer dos curitibanos. Construída em vidro e metal branco, a rua se tornou um dos cartões-postais da cidade com o projeto assinado pelo arquiteto Abrão Assad e inaugurou uma nova linguagem arquitetônica para a capital – pela qual Curitiba é reconhecida até os dias atuais. O local conta com diversos bares, restaurantes e cafés, além de lojas que comercializam de cosméticos a artes plásticas.

Parque Barigui

Foto: Giuliano Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Giuliano Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo
É difícil encontrar em Curitiba quem não conheça o Parque Barigui. Inaugurado no início dos anos 1970, o parque é destino obrigatório de moradores e turistas que gostam de praticar atividades físicas ao ar livre, curtir um happy hour com os amigos, fazer piqueniques com a família ou simplesmente contemplar a natureza presente em seus 1,4 milhão de m². As capivaras são uma atração à parte, assim como a fauna exuberante do parque. Na Primavera, a dica é apreciar as corticeiras, flores de coloração avermelhada que só florescem neste período.

Largo da Ordem

Foto: Daniel Castelano/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castelano/Arquivo/Gazeta do Povo
Coração do centro histórico de Curitiba, o Largo da Ordem enche os olhos dos apaixonados por arquitetura e patrimônio e ajuda a contar a história da cidade. Nele, estão localizadas edificações como a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins e o Palácio Garibaldi (tombado como patrimônio histórico estadual), além das Ruínas de São Francisco e da famosa escultura do Cavalo Babão. Mesas dispostas no calçadão de petit-pavé permitem aos clientes dos bares e restaurantes desfrutar do ar nostálgico que envolve o cenário. A tradicional “Feira do Largo da Ordem”, realizada aos domingos, é outro evento imperdível do endereço.

Rua XV de Novembro

Foto: Albari Rosa
Foto: Albari Rosa
Outro cartão-postal de Curitiba, também com projeto assinado pelo arquiteto Abrão Assad, a Rua XV de Novembro oferece diversas atividades para se aproveitar os dias quentes ao ar livre. O calçadão, fechado para o fluxo de veículos nos anos 1970, conta com uma variedade de comércios, bancos de madeira para o descanso dos pedestres emoldurados pelas coloridas floreiras e o chope ou o sorvete gelado sob a cobertura de tom arroxeado também assinada por Assad. A partir desta sexta-feira (1), a XV de Novembro também se transforma na plateia da tradicional apresentação natalina do Palácio Avenida.

Jardim Ambiental

Espaço Jardim Ambiental, na Rua Schiller. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Espaço Jardim Ambiental, na Rua Schiller. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Se você gosta de se exercitar ou deseja aproveitar os dias mais quentes para passar mais tempo com os filhos, a Praça Jardim Ambiental é outro endereço convidativo. Localizada na Rua Schiller, no Alto da XV, ela se estende por cinco quadras, entre as ruas Dias da Rocha Filho e Dr. Goulin, e conta com pistas de skate, cancha de areia e quadra poliesportiva. Mesas de xadrez, playground e pista de caminhada também estão à disposição dos frequentadores nos quase 25 mil m² que compõem a praça.

Bosque Alemão

Bosque alemao, foto para arquivo
Bosque alemao, foto para arquivo
Inaugurado em 1996, no Vista Alegre, o Bosque Alemão tem 38 mil m² de mata nativa e diversos equipamentos que fazem referência à cultura e à arquitetura germânica. Entre eles está o Oratório de Bach, réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico, composta por sala de concertos, lanchonete e sanitários, e a reprodução da fachada da Casa Mila. Painéis de azulejo instalados na trilha em meio ao bosque contam a história de “João e Maria”. Já o mirante de 15 m de altura, situado sobre a Torre dos Filósofos, possibilita uma vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar ao mesmo tempo em que o visitante pode experimentar as delícias da confeitaria Erika, que vende tortas e biscoitos artesanais no local.

Parcão

Gramado verde, emoldurado pelo museu projetado por Oscar Niemeyer, é um convite ao relaxamento. Foto: Daniel Castellano/ Arquivo/Gazeta do Povo
Gramado verde, emoldurado pelo museu projetado por Oscar Niemeyer, é um convite ao relaxamento. Foto: Daniel Castellano/ Arquivo/Gazeta do Povo
Destino obrigatório para os dog lovers, o Parcão se tornou um dos destinos preferidos dos curitibanos, especialmente nos finais de semana. Além de ser um dos melhores espaços da cidade para se passear e brincar com os animais de estimação, o imenso gramado verde localizado nos fundos do Museu Oscar Niemeyer é ótimo para reunir os amigos para um piquenique, um jogo de tabuleiro ou apenas para jogar conversa fora. De quebra, ainda é possível contemplar a beleza do “Olho”, assinado pelo renomado arquiteto que dá nome ao local, e visitar as exposições em cartaz no museu.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!