Estilo & Cultura

Galeria de arte submersa em resort de luxo é destruída por ser considerada ofensiva ao Islã

HAUS
27/09/2018 15:02
Thumbnail

Fotos: Twitter/Polícia das Maldivas/Reprodução

A primeira galeria de arte submersa do mundo, no resort de luxo Fairmont Maldives Sirru Fen Fushi, do grupo Accor, nas Maldivas, foi completamente destruída pela polícia do país no último dia 21. A ordem veio do presidente Yameen Abdul Gayoom, que considerou as esculturas ofensivas ao Islã, uma vez que, segundo o político, a religião islâmica proíbe a representação de ídolos.
A proibição da galeria foi anunciada um dia antes das eleições presidenciais que poderiam reelegê-lo, mas Gayoom perdeu a disputa para o líder da oposição Ibrahim Mohamed Solih.
Sirru Fen Fushi resortgai hedhifaiva Coralrium gai insaanunge soora sifa vaagothah behettifaiva sculpture thah naga coralarium vany miadhuge 17:45 gai huskurevifai. pic.twitter.com/Yamgw4evCn
— Maldives Police (@PoliceMv) 21 de setembro de 2018
A obra The Sculpture Coralarium havia sido inaugurada em julho deste ano pelo ambientalista, escultor e fotógrafo inglês Jason deCaires Taylor. Após saber do ocorrido, o artista se manifestou nas redes sociais: “Na sexta-feira na semana passada fiquei extremamente chocado e com o coração partido por saber que as minhas esculturas foram destruídas pelas autoridades das Maldivas no, apesar da continuação das consultas e do diálogo”, escreveu.
“O Coralarium foi concebido para conectar os humanos ao meio ambiente e um espaço carinhoso para a vida marinha prosperar. Mais nada! As Maldivas ainda são lindas, com uma população calorosa e amigável, mas foi um dia triste para a arte e o dia triste para o ambiente”.
Apesar da reação, o trabalho do artista em nenhum momento evocou símbolos ou significado religioso.
Procurado pela reportagem do The Independent, o resort se diz “surpreso” com a remoção das obras, mas “respeita o povo, as tradições e costumes das Maldivas”. E completa: “A estrutura da galeria vai continuar a abrigar o boulevard de corais e já iniciamos planos para a próxima atração dentro do espaço.”

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!