McDonald’s faz de casarão histórico sua unidade de número 1 mil

Sharon Abdalla
18/10/2019 22:43
Thumbnail

Foto: McDonald's/Divulgação

Nem uma loja de rua, muito menos um shopping. Um casarão histórico em estilo colonial, localizado em um dos endereços mais icônicos do país, foi a escolha do McDonald’s para receber a unidade de número 1 mil da rede de fast food em solo brasileiro, inaugurada nesta sexta-feira (18).
O Méqui 1000, como está sendo chamado, tem fachada para a Avenida Paulista, dois pavimentos e uma fachada com elementos clássicos que surpreendem ao fugir das características arquitetônicas comuns às demais lojas da marca.
Foto: McDonald's/Divulgação
Foto: McDonald's/Divulgação
“Neste ano celebramos quatro décadas de presença no Brasil, por isso estávamos em busca de um local que pudesse ser icônico, para marcar esta data. Apesar de geograficamente estar localizada em São Paulo, a Avenida Paulista está no imaginário e no coração dos brasileiros. Além disso, o casarão reúne algumas características interessantes”, aponta Rozália del Gaudio, diretora de comunicação corporativa do McDonald’s Brasil.
Foto: McDonald's/Divulgação
Foto: McDonald's/Divulgação
Entre elas estão a suntuosa escadaria em mármore rosa que liga o térreo ao primeiro pavimento e as colunas em estilo toscano, além dos balaústres da sacada. A imponência do imóvel é outro ponto de destaque da nova unidade, uma vez que ele compreende 500 m² construídos e outros 900 m² de área externa.

Clássico e contemporâneo

Não foram necessárias muitas modificações para que o imóvel, que até 1995 abrigava uma residência, respondesse às necessidades do restaurante. Isto porque, daquela data até a implantação do Méqui 1000, o espaço já serviu de sede para bancos e recebeu eventos de diferentes marcas, como lembra Rozália.
Foto: McDonald's/Divulgação
Foto: McDonald's/Divulgação
Assim, o restaurante traz o toque dos materiais clássicos, como o piso em mármore e o pé-direito generoso, em contraposição a inserção de elementos contemporâneos no projeto assinado pelo arquiteto australiano Mark Landini, autor de diversos projetos para o McDonald’s ao redor do mundo.
Neste sentido, o mais icônico deles é a esteira que serve o drive-thru. Executada em acrílico, ela permite que os clientes que aguardam no carro, assim como os que estão nas dependências do restaurante, acompanhem o percurso dos pedidos até a janela de entrega.
Foto: McDonald's/Divulgação
Foto: McDonald's/Divulgação
Outros elementos que reforça o caráter contemporâneo do projeto são a arquibancada do jardim, as paredes grafitadas, o mobiliário em estilo industrial — que mescla tons de cimento e ferro — e os espaços instagramáveis, como um balanço.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!