Estilo & Cultura

Morre o designer brasileiro Sergio Rodrigues

Luisa Nucada e Estadão Conteúdo
01/09/2014 14:41
Thumbnail

O designer Sergio Rodrigues em sua cadeira Chifruda

O arquiteto e designer carioca Sergio Rodrigues morreu na manhã desta segunda-feira (01), por volta das 7 horas, em sua casa, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo informações de seu escritório, a causa da morte foi insuficiência hepática.
A cremação será nesta quarta-feira (03), das 9h às 14h, no Memorial do Carmo, na capital fluminense. Ele tinha 87 anos, três filhos e vivia com a mulher.
Para o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Rodrigues “deixa um legado rico e reconhecido internacionalmente”. “A Poltrona Mole é sua obra mais importante, mas ele também se destacou pelas edificações dos pavilhões de hospedagem e restaurante da Universidade de Brasília, em 1962. Profissional dedicado, estava em permanente atualização com os meios técnicos de criação de mobiliários”, destaca o IAB-RJ, em nota.
Apontado como um dos mais importantes criadores do móvel moderno no Brasil, Rodrigues foi responsável por uma grande variedade de peças. Ao lado de Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, levou o design brasileiro a ser conhecido internacionalmente.
Atuando inicialmente como arquiteto, Rodrigues trabalhou ao lado de David Azambuja, Flávio Regis do Nascimento e Olavo Redig de Campos no projeto do Centro Cívico de Curitiba. Depois, trilhando caminho percorrido por João Batista Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke e Paulo Mendes da Rocha, saltou da arquitetura para o design de móveis.
O designer usava madeiras nativas em suas criações e resgatou o espírito da mobília tradicional, além de aspectos do Brasil indígena. Teve várias de suas peças escolhidas para integrar o mobiliário do Palácio do Planalto, do Itamaraty e da Universidade de Brasília, entre outros.

Paraná
Além de iniciar sua carreira arquitetônica no projeto do Centro Cívico de Curitiba, o designer mantinha forte vínculo com a capital paranaense. Há cerca de 13 anos, firmou parceria com a empresa Lin Brasil, com sede na cidade, que passou a deter a licença dos produtos assinados por ele.
A Decormade, que possui fábrica e loja na capital, tem showroom exclusivo com obras do designer e produz algumas de suas poltronas. Graças a essas relações, Rodrigues vinha mensalmente a Curitiba para aprovar protótipos e participar de jantares.
Lucas Bond, arquiteto, diretor de projetos da Decormade e proprietário da mini:Brasil, que faz miniaturas das poltronas e cadeiras mais célebres de Rodrigues, mostra sua admiração pelo designer. “Os móveis dele são encantadores e atemporais. Esse é o verdadeiro design, um desenho que nunca é superado e atravessa o tempo, sem deixar de ser apreciado”, diz Bond.
Rodrigues era sobrinho do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues e vinha de uma linhagem artística muito forte no Rio de Janeiro. Bond conta que, desde pequeno, o designer se inspirava em insetos e animais, e criava suas obras com um poder de transformação incrível.
“A poltrona Kiling foi uma homenagem à esposa, que ele chamava carinhosamente de esquilinho. Se você olha a cadeira, consegue ver as características do esquilo, e o que mais surpreende: de uma forma feminina”, descreve Bond.
Segundo ele, o designer também era conhecido por sua graça e bom humor. “Ele contava muitas histórias divertidas, que enchiam a nossa alma. Sabia valorizar a vida, os amigos. Vai ser lembrado pela sua alegria.” O arquiteto Jayme Bernardo lamenta a morte de Rodrigues. “É uma perda irreparável para a cultura brasileira. Ele foi um dos ícones do design brasileiro do século XX.”
A Casa Cor Paraná 2014, evento patrocinado pelo Gazeta do Povo que vai até 5 de outubro, conta com três poltronas de Rodrigues. Na Sala Brasileiríssima, da engenheira civil Janaina Macedo, há exemplares das poltronas Diz e Mole. No Lounge Apolar, do arquiteto Jorge Elmor, há uma poltrona Chifruda.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!