Morre Francisco Brennand, o nome lendário das esculturas gigantes

HAUS
19/12/2019 21:00
Thumbnail

Foto: Oficina Brennand/Divulgação

Nesta quinta-feira (19) o Brasil perde um de seus artistas mais brilhantes. Faleceu em Recife (PE) aos 92 anos o artista plástico Francisco Brennand. Há dez dias ele estava internado no Hospital Português após ser diagnosticado com pneumonia. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou luto oficial de três dias.
O lendário artista ficou conhecido por suas esculturas gigantes e um amplo trabalho com cerâmica. Sua obra principal é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura em argila e bronze, no Parque das Esculturas, na capital pernambucana.
Sua oficina é um museu a céu aberto e frequentemente procurada por turistas de todo o mundo para conferir suas esculturas, ilustrações, pinturas e cerâmicas. Foi discípulo do escultor Abelardo da Hora, falecido em 2014, na Cerâmica São João, e ainda jovem foi convidado pelo colega de classe Ariano Suassuna a ilustrar poemas no jornalzinho do colégio.
A partir do final da década de 1940 começou a colecionar prêmios. Sua temática preferida era o meio ambiente e o futuro da raça humana no planeta. Pelo conjunto e singularidade de suas obras, Brennand ganhou o Prêmio Gabriela Mistral na década de 2000, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 2017, recebeu a Medalha do Mérito Capibaribe, maior comenda da Prefeitura de Recife, e no mesmo ano a Medalha do Mérito Guararapes – Grã Cruz, principal honraria do estado em que nasceu.
O velório aberto ao público acontece desde as 16 horas na Capela Imaculada Conceição, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea. O sepultamento ocorrerá na manhã desta sexta-feira (20), no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista.

LEIA TAMBÉM      

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!