Estilo & Cultura

Mostra no Museu Oscar Niemeyer homenageia arquiteto e urbanista Le Corbusier

Luciane Belin*
08/04/2019 14:21
Thumbnail

Retrato de Le Corbusier feito em 1964 pelo fotógrafo Joop van Bilsen. Foto: Stedelijk Museum Sikkensprijzen/ Wikimedia Commons | Nationaal Archief

Um grupo de conceituados artistas e arquitetos brasileiros se reuniu para elaborar obras exclusivas em homenagem a Charles-Édouard Jeanneret, arquiteto suíço e naturalizado na França que ficou conhecido como Le Corbusier. Nomes como os dos irmãos Campana, Paulo Mendes da Rocha e Lucas Simões, além de escritórios de arquitetura, como Terra e Tuma, Aleph Zero e Triptyque, estão entre os que assinaram peças para a exposição “Experimentando Le Corbusier – Interpretações Contemporâneas do Modernismo”.
A mostra, no Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura no dia 27 de abril e vai até o dia 11 de agosto, com a proposta de reviver a experiência do pensamento revolucionário de Le Corbusier, levando-o para além da arquitetura.
A exposição tem curadoria de Pierre Colnet e Hadrien Lelong, da Cremme – Editora de Mobiliário, via Instituto Cremme, associação que tem como compromisso atuar nas esferas social, educacional e artística por meio da promoção de atividades de fomento à cultura. Segundo Colnet, partindo de questões atuais, os artistas e arquitetos receberam uma equação [na imagem abaixo] e foram convidados a refletir sobre ela, revivendo a experiência do pensamento de Le Corbusier, adequando-o ao momento contemporâneo brasileiro.
Os artistas envolvidos na exposição propuseram uma obra criada a partir de uma reflexão sobre a equação da imagem. Foto: Divulgação
Os artistas envolvidos na exposição propuseram uma obra criada a partir de uma reflexão sobre a equação da imagem. Foto: Divulgação
“O objetivo com isso foi sair do perímetro da arquitetura e dialogar com outras disciplinas para falar sobre modernismo e desdobramentos deste no Brasil”, explicou.
O resultado foram 20 peças únicas criadas especialmente para a exposição, em que os artistas, arquitetos e designers defenderam a relevância de se discutir a obra de Le Corbusier na atualidade, no que diz respeito a reflexões propostas pelo próprio arquiteto.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Sem conhecer a proposta dos demais, todos os arquitetos propuseram um suporte diferente, o que mostra a riqueza dos arquitetos no momento da criação. Também chamou a atenção que, além dos suportes, que cada um fez um tratamento das relações entre modernismo, Brasil e Le Corbusier com um viés diferente, com viés político, poético, entre outros, o que mostrou a atualidade do arquiteto e a diversidade brasileira de pensamento”.
Segundo Colnet, a ideia inicial do instituto era realizar um livro sobre o arquiteto, mas a temática se desdobrou de maneira a alcançar outras plataformas, se transformando em exposição. “O intuito é que seja uma exposição itinerante; a primeira foi em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, e agora vai rodar o Brasil inteiro, e em cada cidade a ideia é convidar novos artistas”, detalhou.
Uma das peças que será exposta na mostra traz o bambu como base. Foto: Divulgação
Uma das peças que será exposta na mostra traz o bambu como base. Foto: Divulgação

Concurso A0

Conectado à exposição pela mesma equação que foi proposta aos arquitetos está um concurso que incentiva o pensamento sobre o tema entre estudantes e arquitetos recém-formados. Voltado aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Fotografia, Audiovisual, Comunicação e Artes Visuais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o concurso convida os participantes a concretizar algumas das reflexões feitas por Le Corbusier em um objeto artístico inédito que, se escolhido, fará parte da exposição “Experimentando Le Corbusier”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Através do Concurso A0, a mesma provocação conceitual se estende aos estudantes e recém-formados do Sul do Brasil. A ideia dessa experiência é envolver as pessoas nesse mundo de fazer, não enxergar a arte como apenas contemplativa”, diz o curador.
Os projetos serão aceitos até o dia 27 de maio. Cinco trabalhos serão selecionados para serem fabricados e expostos no evento de premiação final previsto no dia 20 de junho, no Museu Oscar Niemeyer.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Poderão ser propostos projetos para diferentes suportes, tanto obras espaciais (escultura, elemento de intervenção espacial, utensílios) quanto um elemento de representação visual (ilustração, pintura, fotografia). O edital do concurso está disponível no site do Instituto Cremme.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!