Estilo & Cultura

Mural gigante vai dar cor ao Moinho Rebouças

HAUS
18/08/2016 22:49
Thumbnail

Simulação de como ficará o novo mural do moinho. Imagem: Wes Gama/Divulgação

Moinho Rebouças, atual sede da Fundação Cultural de Curitiba, vai ganhar novo significado. Sua superfície amarelada da Rua Engenheiro Rebouças, erguida na década de 1930 para produzir farinha de trigo e biscoitos sob a marca Soberana, receberá um mural colorido gigante de 216 m² do artista goiano Wes Gama. Ela só deve ser finalizada no próximo dia 21.
Batizado de “O povo brasileiro”, a obra será um retrato de dois índios brasileiros correndo. O título faz referência ao livro homônimo do antropólogo Darcy Ribeiro e ao momento em que o país recebe os Jogos Olímpicos.
“No livro, Darcy Ribeiro diz que o povo que não conhece ou então ignora as suas raízes culturais acaba correndo o risco de não avaliar corretamente a sua realidade. Acho que é um bom momento para relembrarmos essa reflexão. Por isso, a ideia de retratar as nossas origens”, explica.
A construção que recebe a obra é um marco histórico importante para a cidade. Em 1942 o imóvel sofreu com um incêndio e foi reformado algumas vezes até virar propriedade municipal, como sede do projeto de revitalização do bairro pela prefeitura.
O projeto do mural conta com produção da Mucha Tinta e incentivo do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes, por meio do Prêmio Arte Monumento Brasil.

LEIA TAMBÉM

Arquitetos curitibanos criam cadeira em homenagem ao MON

Curitiba tem um dos 10 melhores estúdios de design do Brasil

Arena olímpica de handebol será convertida em escolas

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!