Estilo & Cultura

No Brasil e no mundo, confira 11 decorações de Natal de encher os olhos

Camila Machado
04/12/2018 19:45
Thumbnail

Natal na Praça da Cidade Velha, em Praga, na República Tcheca. Foto: Michal Cizek / AFP | AFP

O último mês do ano chegou e, com ele, as grandes produções para o Natal. No Brasil e no exterior, a HAUS escolheu as decorações mais bonitas.

Praga

Entre os mais tradicionais mercados de Natal da Europa está o que acontece na Praça da Cidade Velha, em Praga, na República Tcheca. A árvore, e toda a decoração, é encantadora.  Além do que é preparado para o fim de ano, a arquitetura dos prédios — o Relógio Astronômico fica perto dali — a diversidade de cores, aromas e produtos oferecidos torno o local um ponto obrigatório para quem passa o Natal no país.
Foto: Michal Cizek/AFP
Foto: Michal Cizek/AFP

Berlim

O Jardim Botânico da capital alemã, Berlim, se transformou em uma verdadeira floresta brilhante. É que mais de 1.500 pontos de luz foram instalados no local. O tema escolhido para a decoração do Botanischer Garten Berlin é uma homenagem ao anoitecer.
Além da beleza, o clima natalino tem uma pegada sustentável. É que a energia para fazer funcionar o Jardim de Natal é proveniente de energias renováveis.

Bruxelas

Bruxelas, na Bélgica, também está pronta para o Natal. Além da ruas festivas, a cidade também preparou uma projeção em 360° na praça central, a Grand-Place de Bruxelas.

Curitiba

A decoração do Palácio Avenida, em Curitiba, já é tradicional na cidade e sempre muito aguardada. Neste ano, o tema da 28.ª edição é o “Tempo de Sonhar”.

Gramado

A cidade gaúcha de Gramado também caprichou na decoração do seu Natal Luz.
A Rua Coberta ganhou um teto iluminado para o Grande Desfile de Natal, que tem show de luzes, som, alegorias, bailarinos e acrobatas. São mais de 400 integrantes e, durante a apresentação, tem até neve artificial.

Londres

O Natal londrino é marcado pela extravagância de luzes. No Kew Garden, o Jardim Botânico Real, a decoração deste ano inclui trilhas leves, de pouco mais de um quilômetro, iluminadas do chão ao teto.

Nova York

A árvore de Natal mais famosa de Nova York é a do Rockefeller Center – o complexo de 19 edifícios comerciais entre as ruas 48th e 51st. A decoração farta chama a atenção: é um show de luzes, envolvida por grandes anjos. Muito tradicional, a árvore é colocada desde 1933 no mesmo lugar.

Paris

A Galeries Lafayette, em Paris, não poupa esforços para fazer o Natal acontecer. A decoração, e toda a programação natalina do centro de compras, já faz parte do calendário parisiense. Para 2018, o tema escolhido para encantar os clientes e visitantes foi a “Fábrica dos Sonhos”, com os mais inusitados personagens natalinos.
Os desenhos utilizados na décor é uma co-criação de crianças e ilustradores franceses, que representaram seus heróis natalinos. As vitrines das lojas também merecem destaque, já que acompanham a decoração do shopping.

Rio de Janeiro

Depois de um hiato de dois anos, a árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas voltou a ser montada no Rio de Janeiro. Recém-inaugurada, e muito iluminada, ela tem uma estrutura de 70 metros de altura e é a maior árvore flutuante do país.
Em sua decoração, estão 900 mil lâmpadas de LED e oito tipos de projeções são executadas durante as apresentações.

São Paulo

A árvore de Natal do Parque Ibirapuera, neste ano, está maior do que no passado. Agora tem 43 metros de altura por 15,5 metros de diâmetro. Sua décor tem mais de 250 enfeites, uma estrela no topo, lâmpadas em formato de flocos de neve e bolas com símbolos natalinos.
Na sua base, tem cinco ursos em tamanho real e duas árvores com 2,40 metros decoradas com micro luzes. E tem mais: a fonte do parque também integra a programação de Natal, com show de luzes três vezes ao dia.

Sidney

As ruas da cidade mais populosa da Austrália, Sidney, também chamam a atenção nesta época do ano. A majestosa St Mary’s Cathedral ganhou iluminação especial e projeções à noite.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!