Estilo & Cultura

No palco do Oscar 2019: o que esperar da decoração da noite de gala do cinema

Luciane Belin*
19/02/2019 20:05
Thumbnail

Foto: David Korins/ Divulgação

A 91ª edição da mais importante premiação do cinema internacional acontece neste domingo (24) e o palco onde os grandes vencedores serão anunciados já está sendo preparado. Neste ano, o responsável pela idealização dos cenários do Oscar será o designer e diretor de criação David Korins, que recebeu pela primeira vez esta atribuição da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, criadora do evento.
Precedido por Derek McLane, que desenvolveu o design do palco do Oscar entre 2013 e 2018, Korins divulgou em suas redes sociais na última semana a primeira imagem de seu projeto e adiantou à imprensa norte-americana alguns detalhes sobre o que esperar da grande noite.
Na legenda da publicação, feita em seu perfil no Instagram, ele diz: “Acho que todos podemos concordar que o mundo está cheio de muitas linhas retas e pensamentos rígidos. Para o #oscars deste ano, projetei um mundo baseado nas ideias de inclusão e comunidade. O design utiliza formas acolhedoras que não só se estendem e envolvem o público, mas também os espectadores em casa. Nós chamamos essa peça de Crystal Cloud. É apenas um dos muitos looks para o #oscars em 24 de fevereiro (uma semana a partir de hoje). Ele pesa 1600 libras [aproximadamente 750 Kg] e eu posso te dizer (porque nós tecemos ontem) que é verdadeiramente espetacular em pessoa. Mal posso esperar para que todos vocês vejam o que estamos preparando para a transmissão. Eu mencionei que teremos cerca de 40.000 rosas reais no palco?”.
Reconhecido por seu trabalho no desenvolvimento de palcos para artistas como Lady Gaga e Kanye West, além de assinar cenários de musicais como Hamilton e Dear Evan Hansen, Korins tem como assinatura em seus trabalhos a grandiosidade dos projetos e o fato de que não economiza quando o assunto é tirar o fôlego dos participantes de um evento.
Foto: Reprodução Instagram David Korins
Foto: Reprodução Instagram David Korins
No caso da cerimônia de entrega do Oscar, ele já falou sobre dois dos ambientes. Além do primeiro, Crystal Cloud, que menciona na publicação, ele também mencionou outro espaço chamado Golden Gates, além da escultura Rose Topiary Oscar, uma estátua floral que será composta por 40 mil rosas verdadeiras. As flores também serão reaproveitadas em outras composições no cenário, que vai se transformar várias vezes durante o evento.
Na Golden Gates, por sua vez, serão usados mais de 1.600 cabos com 26 mil contas de cristal Swarovski e 10 mil pérolas Swarovski.
Junto a ele, trabalharão também Alana Billingsley, diretora de arte que já colaborou na edição de 2018 e em outras premiações, como o Grammy e o Emmy Awards, e Javier Ameijeiras, diretor de arte e ilustrador que atua na Broadway e já assinou desenhos para filmes como A Bela e a Fera e Aladdin.

Veja como foram as decorações anteriores do palco do Oscar

2018
Foto: Divulgação Derek McLane
Foto: Divulgação Derek McLane
2017
Foto: Divulgação Derek McLane
Foto: Divulgação Derek McLane
2016
Foto: Divulgação Derek McLane
Foto: Divulgação Derek McLane
2015
Foto: Divulgação Derek McLane
Foto: Divulgação Derek McLane
2014
Foto: Divulgação Derek McLane
Foto: Divulgação Derek McLane
2013
Foto: Divulgação Derek McLane
Foto: Divulgação Derek McLane
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!