Estilo & Cultura

Novo aeroporto de Cingapura vai abrigar a maior cachoeira artificial do mundo

HAUS
09/07/2017 10:52
Thumbnail

Fotos: Divulgação

O novo aeroporto de Cingapura, que deve ficar totalmente pronto em 2019, vai trazer uma fusão entre natureza e urbano. O complexo, conhecido como Jewel (jóia, em tradução livre do inglês), será uma grande cúpula de vidro com controle climático, uma cachoeira artificial de 40 metros e um jardim interno de cinco andares imitando uma floresta tropical. Serão cerca de 2,5 mil árvores e 100 mil arbustos originários do Brasil, Austrália, Tailândia e Estados Unidos. O custo total passa dos 5,5 bilhões.
A cachoeira do Jewel Changi Airport, batizada de Rain Vortex, será a maior cachoeira já construída em um espaço interno do mundo. Ela funcionará com água da chuva coletada da cobertura do prédio. A cachoeira artificial foi projetada pela firma de design aquático WET, que também foi responsável pelas estruturas com água do Bellagio, de Las Vegas, e o Burj Khalifa, em Dubai.
O novo aeroporto é uma parceria entre o Changi Airport Group e o CapitalLand Mall Asia, um dos maiores gerenciadores de shoppings do continente asiático.
As obras já estão na metade. O empreendimento vai somar mais de 300 lojas para compras, além de diversos estabelecimentos gastronômicos.
Na fachada, serão usados mais de 9,6 mil pedaços de vidro, fabricados em sua maioria nos Estados Unidos. Para conectar o terminal 1 com os terminais 2 e 3, serão construídas passarelas elevadas com ar-condicionado.
O último andar do aeroporto vai contar com o Canopy Park, uma estrutura de 14 mil m² com atrações como redes elevadas nas quais as pessoas vão poder caminhar. O parque ainda vai contar com dois labirintos, uma ponte elevada a 23 metros do chão, topiários de animais em tamanho real e mostras de flores sazonais.
O complexo também vai abrigar um espaço dedicado ao departamento de cruzeiros do país. A ideia é que os viajantes que cheguem a Cingapura possam escolher um cruzeiro enquanto pegam as suas malas. Tanto a fachada quanto o interior da estrutura têm previsão para ficarem prontos no terceiro trimestre de 2018. A inauguração será no início de 2019.

Veja projeções de como será o novo aeroporto de Cingapura

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!