Estilo & Cultura

Novo Museu do Louvre está pronto com projeto futurista

HAUS*
14/09/2017 10:25
Thumbnail

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

Depois de quase seis anos de atraso da data de entrega prevista originalmente, o novo Museu do Louvre, desta vez em Abu Dhabi, já tem um dia reservado para inauguração. A construção, que foi iniciada em 2009, teve sua data de entrega adiada repetidas vezes: 2012, 2013 e 2015. A abertura do museu projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel será dia 11 de novembro, com uma série de apresentações e concertos no edifício principal. O empreendimento é parte de um acordo entre Abu Dhabi e o governo francês, e foi anunciado pela primeira vez em março de 2007 pelo Museu do Louvre em Paris.
O arquiteto francês projetou a construção com o conceito de “cidade museu” em mente, no distrito Saadiyat Island, próximo à costa dos Emirados Árabes. A grande cúpula é rodeada de 55 construções individuais, todas simples, baixas e brancas, inspiradas pelo tipo da arquitetura árabe da região. O uso da água é um destaque na obra, construída de frente para o mar.
A edificação principal em forma de domo possui uma cúpula de 180 metros de diâmetro, e é formada por 8 camadas vazadas de metal, com 7,8 mil recortes geométricos de diferentes ângulos e tamanhos. O objetivo é criar um efeito de “chuva de luz”, idealizado pelo arquiteto. A estrutura também possui algumas funções ambientais que visam a sustentabilidade e o conforto. A cúpula serve de proteção contra o sol no pátio externo e para os prédios vizinhos, garantindo o conforto dos visitantes de passagem entre um prédio e outro. A sombra também reduz o consumo de energia dos prédios cobertos.
Louvre Abu Dhabi. Foto: Divulgação
Louvre Abu Dhabi. Foto: Divulgação
As galerias do museu serão preenchidas com obras de arte diversas: desde objetos antigos até arte contemporânea. A proposta é contemplar todas as fases da humanidade. Além disso, ainda existirá um espaço para exposições temporárias, um café e uma loja.
Jean Nouvel lançou também em maio deste ano, durante a Semana de Design de Milão, a coleção de móveis que são colocados no interior do museu. A linha foi criada em parceria com a marca Poltrona Frau, e inclui poltronas, bancos e sofás inspirados na arquitetura externa do museu. A proposta do arquiteto para os móveis é de que eles sejam crus e confortáveis, e que destaquem a composição estrutural da obra.

*Colaborou Beatriz Mira.

LEIA TAMBÉM



Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!