Estilo & Cultura

O alto, o gordo e o magro: conheça três prédios que se destacam na paisagem de Curitiba

Luan Galani
24/02/2016 01:00
Thumbnail
Fino como uma folha de papel, o Edifício Soft Premium parece até que vai sair dançando pelo vento a qualquer rajada mais forte. Faça o teste. Quando passar pela Rua Padre Anchieta, onde ele se ergue sobre o Terminal Campina do Siqueira com quase 60 metros de altura, tente abraçá-lo. Com um abraço e meio, o gigante magrinho retribui a gentileza e prova que é a construção mais estreita de Curitiba. Uma medição rápida comprova: são 3,5 metros de largura.
Edifício mais fino da cidade é resultado da criatividade dos arquitetos, que tiveram que projetar com um terreno minúsculo. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.
Edifício mais fino da cidade é resultado da criatividade dos arquitetos, que tiveram que projetar com um terreno minúsculo. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.
“Por muito tempo, o prédio sofreu com o preconceito das pessoas. Muitos não queriam morar aqui porque achavam que o vento fazia a estrutura balançar. Mas não passa de história. Ele tem uma fundação de 15 metros”, desmistifica o síndico Douglas Daronco, 51 anos, professor de artes aposentado. Depois de mais de uma década à frente da administração do edifício, Daronco sabe todas as medidas do prédio quase de cor. A construção ganhou vida em 1991 sob tutela do engenheiro Fernando Coelho de Almeida Reis, sem se comprometer com alguma linguagem arquitetônica específica. Ao todo, são 17 pavimentos, sendo dois comerciais e 15 residenciais, com apartamentos que variam de 22 a 25 m².
A personal trainer paulista Raquel Gobi mora há 4 meses no edifício e brinca que ainda dá medo de olhar. “Ele é uma passarela [risos]. Mas é um dos únicos apartamentos em que já morei que não tem umidade, porque bate sol de todos os lados”, confidencia.
O que para muitos pode parecer loucura, para a arquitetura é uma solução criativa de adaptação ao terreno e às exigências da legislação. O arquiteto Rodolfo Sastre, que leciona na Universidade Positivo (UP), explica: “O terreno onde o prédio está é fino, então essa forma mais fina da construção parece ter surgido para atender à área disponível, respeitando todas as demandas do Plano Diretor para aquela região, como a presença de espaços comerciais embaixo e uma altura mais avantajada”.
O mais alto
Com 152 metros, prédio mais alto de Curitiba marca a paisagem brincando com a variação de volumes e com os cheios e vazios. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
Com 152 metros, prédio mais alto de Curitiba marca a paisagem brincando com a variação de volumes e com os cheios e vazios. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
O centro da cidade foi o ponto escolhido para receber a construção mais alta de Curitiba. É o prédio Universe Life Space, na Rua Comendador Araújo, que soma 152 metros de altura e 44 pavimentos distribuídos em uma única torre. Entregue em 2014 pelas incorporadoras Thá e Rossi, com projeto do escritório paulista Königsberger Vannucchi, o empreendimento apelou para o monumental dos grandes centros e se tornou um marco na paisagem. Dotado de uma linguagem bastante contemporânea, o edifício apresenta variação de volume, brinca com o cheio e o vazio, e tem uma boa integração do térreo com o entorno.
Redondo e à frente de seu tempo
Não foi o preço, mas o refinamento arquitetônico que afugentou compradores do prédio giratório. Foto: Antônio More / Gazeta do Povo.
Não foi o preço, mas o refinamento arquitetônico que afugentou compradores do prédio giratório. Foto: Antônio More / Gazeta do Povo.
O prédio giratório do Mossunguê é uma poesia de concreto na cidade. A começar pelo nome, Suite Vollard, que faz referência à mais aclamada série de gravuras de Picasso. Lançado em 2004 como o primeiro prédio giratório do mundo com andares que se movem independentemente, nunca chegou a ser habitado. E isso foi suficiente para desencadear diversas lendas urbanas sobre a nossa Torre de Pisa. Inclusive de que a Xuxa teria comprado um dos apartamentos. Mas isso não passa de história da Carochinha.
“Com a inovação tecnológica, o edifício trouxe uma possibilidade interessante de resolver os problemas de insolação ao girar. Isso é um pensamento arquitetônico refinado, porque normalmente a arquitetura é estática”, avalia Sastre. “Por isso ele esteve à frente de seu tempo. Foi um prédio laboratório. Muita gente diz que o custo inicial dos apartamentos impediu o sucesso do empreendimento, mas não é verdade. Hoje existem empreendimentos até mais caros. O que faltou para o Vollard foi o apelo historicista, das edificações antigas, que caíram no gosto do curitibano.”
Atualmente ele faz parte de um imbróglio judiciário contra a extinta Construtora Moro e pertence à Piemonte Ltda, do Grupo Inepar, que não respondeu às tentativas de contato da reportagem até esta publicação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!