Estilo & Cultura

Obra de Christo em que é possível andar sobre a água ficará fechada

HAUS
23/06/2016 16:09
Thumbnail

Estrutura monumental criada pelo artista búlgaro Christo Vladimirov Javacheff no lago Iseo foi visitada por mais de 270 mil pessoas somente no fim de semana. Foto: Loredana Bellandi / Reprodução Instagram

A instalação do artista búlgaro Christo Vladimirov Javacheff  sobre o lago Iseo, na Itália, recebeu mais de 270 mil visitantes durante o último fim de semana, levando a um desgaste prematuro e à decisão das autoridades de fechá-la para manutenção. O anúncio foi feito nesta quarta-feira.
Celebrado por suas obras monumentais, Christo desenhou passarelas flutuantes no lago, as “The Floating Piers” (ou Os Piers Flutuantes, em tradução livre), recobertas de um tecido cor amarelo vibrante.
Na rede social de compartilhamento de fotos Instagram a hashtag #thefloatingpiers foi usada mais de 22 mil vezes até o fim da manhã desta quinta-feira (23).
Aberta ao público desde o último sábado(18), a obra deveria ficar acessível tanto de dia quanto de noite até o dia 3 de julho, mas o intenso fluxo de visitantes forçou uma mudança de planos. O prefeito de Brescia, Valerio Valente, anunciou que, a partir de agora, “da meia-noite às seis horas, ela estará fechada ao público”.
A decisão foi tomada após uma dupla demanda: da comuna de Monte Isola, que precisa de tempo para limpar a cidade; e da organização dos ‘Floating Piers’, que deve fazer operações de manutenção.
De acordo com o artista e sua equipe, 270 mil espectadores produziram um desgaste da obra que equivale ao imaginado para a metade da exposição.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!