Estilo & Cultura

Em processo de revitalização, Ópera de Arame ganha novo portal

Luciane Belin*
10/09/2018 21:30
Thumbnail
Inaugurada em 1992, a Ópera de Arame acaba de receber uma nova adição à sua estrutura: um portal de entrada de 230 m² com espaço para bilheteria, loja e lounge coberto.
Após a remoção da entrada anterior, foi erguida uma nova estrutura com conceito contemporâneo e minimalista, que abriga, além da bilheteria, um lounge de 72 m² e uma loja de 64 m².
Com projeto externo assinado pelo arquiteto Flavio Monastier, o portal funciona como entrada para todo o Parque das Pedreiras, que inclui também a Pedreira Paulo Leminski, mas sua proposta é valorizar principalmente a Ópera de Arame.
“Criamos uma área livre, porém coberta, que recebe o público e visitantes, estrategicamente posicionada no eixo da ponte de acesso, de forma a permitir o máximo de visibilidade à Ópera e seu entorno. As bilheterias e loja são totalmente transparentes, em vidro temperado para não obstruir a paisagem ao redor”, detalha.
O arquiteto optou por um teto curvo tradicional de madeira reguada, sustentado por uma estrutura metálica e tubular que faz referência à identidade da própria Ópera. “A cobertura do Portal foi concebida como uma lâmina curva, o mais esguia possível, para não interromper a paisagem. O teto reguado de madeira natural foi escolhido em respeito ao bosque predominante em todo o entorno . Foram oitenta dias de trabalho artesanal para a montagem desses de 230 m²”, explica.
O diálogo com a arquitetura do parque acontece também no piso selecionado de cimento estruturado alisado, que cria uma composição de continuidade cromática ao piso de paralelepípedo. Além disso, o portal também melhorou a acessibilidade à entrada da Ópera – a escada de cinco degraus que dava acesso à ponte principal foi substituída por uma rampa.
Imagem mostra como era a entrada da Ópera de Arame antes da reforma. Imagem: Reprodução / Google Maps.
Imagem mostra como era a entrada da Ópera de Arame antes da reforma. Imagem: Reprodução / Google Maps.

Execução

Antes de ser colocada em prática, a instalação do novo portal foi, segundo Flavio Monastier, apresentada para apreciação do arquiteto que desenvolveu o projeto inicial da Ópera de Arame, Domingos Bongestabs, de forma que não se afastasse muito de sua identidade original.
Foto: Letícia Akemi
Foto: Letícia Akemi
A obra foi encomendada e executada pela Futura Fonte, empresa produtora de projetos culturais e operadora da loja de souvenirs, e pela DC Set, concessionária do Parque das Pedreiras.
Segundo a DC Set, o portal faz parte de um programa de revitalização da Ópera de Arame, que inclui limpeza de alguns espaços, pintura e melhoria da acessibilidade do local, e não tem relação com a instalação do palco flutuante recém divulgada.
Foto: Letícia Akemi
Foto: Letícia Akemi

LEIA TAMBÉM:

* Especial para a Haus

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!