Estilo & Cultura

Os santos que nos acudam

Aline Radominski
22/07/2015 13:35
Nossa Senhora Aparecida em fachada no Água Verde
As capelinhas estão por toda parte. Repare. Do Boqueirão ao Alto da Glória, em avenidas famosas do Água Verde e ruelas silenciosas do Ahú. Tão onipresentes quanto as figuras que representam, geralmente ficam nos frontões das casas ou em pequenas grutas no jardim, com o santo de predileção do proprietário, vidro de proteção e até lâmpada para acender à noite. Percebê-las, porém, nem sempre é fácil porque em seu DNA está a sutileza. Mas basta olhar para cima.
Foi assim que o fotógrafo Cadi Busatto, 51 anos, começou sua caçada aos santos. Há seis anos, usa as horas de folga para se aventurar pelas ruas e registrar o que chama de “estética do esquecimento”. Ele explica: a beleza das capelinhas vai se deteriorando ao longo do tempo. “Os santinhos são bastante comuns em Curitiba, coisa que não vi com a mesma frequência em outras cidades”, conta o fotógrafo catarinense, que se enamorou pelas formas artesanais das capelinhas. “Cada uma delas conta com alvenaria diferente e detalhes artesanais que as tornam únicas.”
Embora a origem seja incerta, seu objetivo é claro: proteger os lares e seus moradores, como escreve o frei holandês Francisco van der Poel, no Dicionário da Religiosidade Popular. O arquiteto e historiador Key Imaguire Junior acredita que a prática é antiga e deve ter se originado em áreas rurais, “onde a necessidade de sorte com o clima, a colheita e a saúde dos animais era mais presente”.
Depois, com o crescimento urbano e a imigração estrangeira, as capelinhas se espalharam. Em Curitiba, principalmente nas décadas de 1940 e 1950. As imagens mais populares são as das Nossas Senhoras, em suas diversas aparições. No topo do ranking estão Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, São José e Santo Antonio.
No Seminário, a dona de uma das casas com capelinhas recebeu a reportagem com carinho, mas preferiu o anonimato por medo de ver seu próprio nome no jornal. Ela conta que o pai não era muito religioso e levantou um oratório na casa só para agradar sua mãe, uma italiana de fé inabalável. Hoje a família não guarda a mesma crença de antigamente, mas mantém o santo no frontão como uma souvenir da história da família. Caso raro.
Quando a especulação imobiliária não derruba os santos, muitos herdeiros da cidade preferem deixar as capelinhas vazias: um reflexo não só da laicização da população, como da proliferação de outras crenças. O fotógrafo catarinense garante que até a imagem do buda sorridente já viu nos oratórios. Por isso, não abaixe a guarda. Você pode se surpreender.
Estatueta de São Jorge, um dos santos mais venerados na tradição ortodoxa.
São Miguel Arcanjo, nas proximidades do Alto da Glória: o anjo protetor dos justos é conhecido por seu combate contra o mal.
Santo Antônio: uma das imagens que mais aparecem nos frontões de Curitiba.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!