Palco da cerimônia de entrega do Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar
Palco da cerimônia de entrega do Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar| Foto: Todd Wawrychuk / Kate Noelle / ©A.M.P.A.S.

Reconhecida pela extravagância nos cenários e nos figurinos, a cerimônia de entrega do Oscar promete menos ostentação em 2020. Neste ano, quando alcança sua 92ª edição, o evento promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deve trazer a conscientização ambiental como uma temática importante, ao menos no que diz respeito à pegada de carbono – já que os detalhes da decoração ainda não foram divulgados. Um comunicado da Academia para a imprensa norte-americana no início desta semana adiantou que a instituição está preocupada com o impacto ambiental da ocasião de gala.

E uma das maneiras que a organização encontrou para tanto foi a redução do uso de plástico. Durante todo o evento, que acontece na noite de 9 de fevereiro, tanto a cerimônia quanto o Governors Ball, a festa pós-entrega da estatueta, serão totalmente livres de copos e garrafas descartáveis. Em seu lugar, serão utilizados copos e taças de vidro.

Mesa do Governors Ball durante o Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar
Mesa do Governors Ball durante o Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar| Stephanie Kleinman / ©A.M.P.A.S.

Outra solução foi propor um cardápio majoritariamente vegetariano. Cerca de 70% do menu será integralmente vegetal, os outros 30% serão vegetarianos ou com opções de carne e peixe.

Embora o menu já estivesse encomendado, a organização do evento decidiu de última hora substituir boa parte do mesmo, priorizando modos de preparo e de cultivo que tenham menos impacto ambiental, além dos próprios ingredientes.

Mesa do Governors Ball durante o Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar
Mesa do Governors Ball durante o Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar| Stephanie Kleinman / ©A.M.P.A.S.

O impacto ambiental de Hollywood

A cerimônia do Oscar não é o único momento em que a indústria do cinema vem demonstrando preocupação ambiental. Sob sugestão do ator Joaquin Phoenix, que interpreta o Coringa, no filme homônimo, a festa do Globo de Ouro adotou um cardápio vegetariano em 2019.

Fora dos palcos e dos grandes eventos de gala, o audiovisual também tem trazido algumas iniciativas que revelam uma preocupação crescente com o impacto de poluição do showbiz.

Palco da cerimônia de entrega do Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar
Palco da cerimônia de entrega do Oscar 2019. Foto: Todd Wawrychuk, Kate Noelle, A.M.P.A.S./ Divulgação Oscar| Todd Wawrychuk / Kate Noelle / ©A.M.P.A.S.

Assim como nas cerimônias, o plástico está sendo substituído por alternativas sustentáveis também durante as filmagens. Ações coletivas voltadas à sustentabilidade vêm sendo empreendidas há mais de dez anos por produtores e atores que se organizaram em torno da pauta ambiental para desenvolver, entre outras iniciativas, um guia de “práticas verdes”.

O Checklist de Produção com Preocupação Ambiental (Production Environmental Accounting Checklist, ou ‘the peach’) inclui a substituição de plástico por papel, a opção por utensílios reutilizáveis, a redução do número de veículos transitando entre um local de gravação e outro, entre outras iniciativas.

Estúdios como a Warner Bros. e a CBS estão entre os que estão adotando as novas práticas e, em outubro de 2019, a Sony acenou a intenção de instalar painéis solares em todos os seus barracões, de forma que 8% da energia utilizada viesse desta fonte.

*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

No palco do Oscar 2019: o que esperar da decoração da noite de gala do cinema

Conheça o hotel que sediou a primeira cerimônia do Oscar e foi lar de Marilyn Monroe

Leve os indicados ao Oscar 2018 para dentro de casa

Colonia Roma: a história do centenário bairro mexicano que pode fazer história no Oscar 2019

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]