Estilo & Cultura

Painéis públicos de Poty em Curitiba serão tombados 20 anos após a morte do artista

Aléxia Saraiva
28/05/2018 10:30
Thumbnail

Painéis do artista Poty Lazzarotto serão tombados pelo Patrimônio Municipal. Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo | GAZETA

Das gravuras aos murais, do papel ao azulejo. Poty Lazzarotto foi um dos maiores artistas que Curitiba já viu nascer, tanto pela sua versatilidade enquanto artista plástico como pelo legado que deixou para a cidade. Seus enormes painéis marcam as paisagens do Centro com diversos cartões postais: Teatro Guaíra, Praça 19 de Dezembro, Travessa Nestor de Castro. Vinte anos após sua morte, essas obras ganham a possibilidade de se tornarem patrimônio cultural de Curitiba.
O teatro no mundo”, fachada do Teatro Guaíra, de 1969, retrata diversas expressões das artes cênicas. Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo.
O teatro no mundo”, fachada do Teatro Guaíra, de 1969, retrata diversas expressões das artes cênicas. Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo.
MAIS SOBRE PATRIMÔNIO DE CURITIBA 
A ideia partiu do prefeito Rafael Greca (PMN) e foi abraçada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMPC), que encaminhará à Câmara Técnica um pedido de avaliação da viabilidade de tombamento dos painéis públicos assinados por Poty. Como explica Hugo Moura Tavares, secretário executivo do CMPC, esse trâmite é necessário para analisar quais são os fatores e partes envolvidas nas obras. “Há um interesse em homenagear o artista, mas isso tem que ser bem estudado”, explica. “Depois que a Câmara Técnica devolver esse estudo propondo algum caminho, a gente coloca em reunião de novo e inicia o processo de tombamento”.
Greca defende que o tombamento dessas obras é um ato de justiça e de difusão cultural, garantindo sua memória para o futuro. “Conservar a obra do Poty é preservar a memória de um homem grande e nosso; um artista completo e universal que ainda tinha o condão de contar a nossa história como ninguém”, destaca o prefeito.
Mathieu Struck, representante titular da OAB-PR no CMPC, defende que os murais públicos e privados devem ser preservados, por transcenderem sua época ao integrarem a paisagem da cidade. “A importância desse artista e do conjunto dessa obra justifica que nos 20 anos de sua morte se endosse a proposta para que se estude o tombamento desses painéis enquanto valor representativo da paisagem urbana”, diz.
Os murais assinados pelo artista que integram prédios públicos já compõem o Patrimônio Cultural do Estado do Paraná desde 2014. Contando públicos e privados, dezenas de painéis estão espalhados pelo Paraná.
Painel em azulejos da Praça 19 de Dezembro mostra a evolução política do Paraná. Foto: Antonio More / Gazeta do Povo / Arquivo
Painel em azulejos da Praça 19 de Dezembro mostra a evolução política do Paraná. Foto: Antonio More / Gazeta do Povo / Arquivo

Imaginário coletivo

Napoleão Potyguara Lazzarotto nasceu em Curitiba em 1924. Estudou Belas Artes no Rio de Janeiro e em Paris e, de volta ao Brasil, passou a colocar em murais as gravuras que fazia em outros materiais, incorporando a elas elementos culturais e históricos de Curitiba. Seus painéis datam da década de 1950 até o ano de seu falecimento, em 1998.
Professora do curso de artes da Universidade Federal do Paraná Litoral (UFPR), Luciana Ferreira traçou um roteiro de Curitiba a partir dos murais do artista em sua dissertação de mestrado. Ela explica que, ao passar a fazer murais sob encomenda do governo do estado, Poty transcende uma posição de artista para se tornar parte da própria cidade.
“Os artistas visuais costumam ser desconhecidos da população, principalmente de uma arte tão pouco difundida como a gravura. Quando ele começa a trabalhar com murais, passa para um suporte de conhecimento público, facilmente observado por todos”, destaca. “A obra se transforma em um ponto de referência da cidade, sendo conhecida mesmo por aqueles que não conhecem sua autoria”.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!