País mais feliz do mundo está pagando turistas que querem aprender o segredo da alegria

Gazeta do Povo
19/06/2019 20:30
Thumbnail

Capital da Finlândia, Helsinque. Foto: Bigstock

Pela segunda vez consecutiva, a Finlândia levou o título de país mais feliz do mundo. O título é concedido pelo World Happiness Report — índice criado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU — que atribui a políticas sociais, expectativa de vida saudável e liberdade para fazer escolhas durante a vida algumas das principais causas apontadas pelos moradores. Mas, mais do que isso, os habitantes garantem que é sua relação com a natureza o segredo para ser feliz.

Por serem orgulhosos desse modo de vida, a organização Visit Finland lançou a campanha Rent a Finn (“Alugue um finlandês”, em tradução livre), que basicamente está pagando a viagem de turistas ao país. Os visitantes se hospedam com anfitriões dispostos a compartilhar seus hábitos que levam a uma vida feliz — seja pedalando, fazendo trilhas ou esquiando. Isso acontece durante três dias do verão europeu, em que os estrangeiros se espalham pela Finlândia para aprenderem com esses “Guias da Felicidade”.
“Enquanto outros fazem terapia, os finlandeses colocam um par de botas de borracha e vão para a floresta. ‘Rent a Finn’ é a sua chance de encontrar a sua calma e aprender com os melhores”, descreve o programa. Segundo os organizadores, essa oportunidade segue a tendência mundial de buscar uma experiência local, imersiva e autêntica nas viagens, fugindo do óbvio.
A primeira temporada da iniciativa teve inscrições durante o mês de abril e está recebendo os visitantes entre junho e agosto. No total, são oito equipes formadas pelos guias e seus visitantes, que vêm de diferentes países: Itália, Espanha, França, Japão, China, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra.
A experiência está sendo gravada e estará disponível para quem posteriormente quiser acompanhar e também aprender com os melhores. Acompanhe as novidades pelo site.

O quanto você é feliz?

O site do programa também conta com um teste que analisa o quanto sua vida é equilibrada, baseado em parâmetros que levam à felicidade. São cerca de 20 perguntas que relevam insights sobre o que precisa ser melhorado para uma vida mais tranquila. Veja aqui (em inglês).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!