Estilo & Cultura

A evolução dos pontos de ônibus de Curitiba

Eloá Cruz
12/08/2015 01:00
Thumbnail

Estação-tubo, implantada em 1989, deu ares de modernidade a Curitiba. Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A inauguração da primeira estação-tubo, em 1989, causou algum tumulto em frente à sede da prefeitura, na Cândido de Abreu, ali no Centro Cívico. A estrutura estava coberta e ninguém sabia ao certo como funcionaria. Muita gente aguardava pelo primeiro teste da parada com os modernos ligeirinhos. A plataforma do veículo deveria se encaixar perfeitamente à estrutura do ponto de ônibus, mas nem todos sabiam disso. Houve até quem imaginasse que seria o tubo a sair andando por aí.
Com o passar dos anos, o mobiliário futurístico deixou de ser um cartão-postal famoso. Isso por que, para o arquiteto Abrão Assad, que fez o projeto das estações-tubo, já está na hora de fazer ajustes na estrutura. Melhorar o conforto térmico para cobradores e usuários do sistema de transporte é o primeiro deles. É tempo de mudar para evoluir junto do sistema de transporte coletivo.
Essas transformações são comuns na linha do tempo dos pontos de ônibus. Você lembra o que existia antes dos cilindros de vidro? Houve, por exemplo, os domus brancos e chapéus chineses antes dessas paradas high-tech, que tornaram a cidade conhecida Brasil afora. Isso denota a necessidade que a cidade tem de adaptar seu mobiliário urbano às demandas da população crescente e criar uma unidade na linguagem arquitetônica local. Veja a seguir os estudos sobre a evolução das paradas de ônibus em Curitiba.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!