Estilo & Cultura

Patrimônio municipal nega pedido de tombamento da área do Hospital Bom Retiro

Sharon Abdalla
30/08/2018 23:19
Thumbnail
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CPMC) indeferiu, na tarde desta quinta-feira (30), a ação administrativa que pedia o tombamento de toda a área do antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, para a qual o movimento popular “A Causa Mais Bonita da Cidade” pleiteia a criação de um parque público e que contempla em seu perímetro o terreno previsto para receber a construção do novo supermercado Angeloni em Curitiba.
A decisão foi baseada na falta de materialidade do objeto do tombamento, no caso o edifício que abrigou o antigo hospital, e foi relativa aos pedidos de preservação do muro e dos remanescentes daquela construção, como acrescenta Hugo de Moura Tavares, secretário-executivo do CMPC.
Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
“O que justificava um possível tombamento, que é um instrumento muito excepcional e especial, era a existência do edifício. Todas as análises prévias [anteriores à demolição dele, em 2012] levavam em consideração a existência [da construção] enquanto materialidade desta paisagem. Infelizmente, por motivos que não cabe a nós discutirmos, esse edifício foi demolido. Então, não resta mais nada que justifique a utilização deste instrumento tão importante e tão excepcional para os resquícios [construtivos daquela área]”, detalha. Tavares acrescenta ainda que “o tombamento deve ser utilizado com muito critério pelo poder público, principalmente quando envolve a propriedade privada”, como é o caso desta área, que tem como proprietários o Grupo Angeloni e a Federação Espírita do Paraná (FEP).
Ainda segundo o secretário, o conselho fará uma recomendação à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e aos conselhos envolvidos no tema para que, quando for analisado algum projeto de construção de qualquer empreendimento naquela área, o muro do antigo hospital seja tratado com atenção, de forma a que sejam pensadas maneiras de preservá-lo, respeitando sua importância para a memória de uma técnica construtiva.
Sobre a preservação da área de bosque e das demais áreas verdes dos terrenos, também contempladas no processo, Tavares explicou que a questão será encaminhada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), para que a pasta se posicione e/ou encaminhe o tema aos órgãos competentes. “Estes itens não dizem respeito ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. Por parte do conselho, a questão [deste processo] do Bom Retiro se encerra hoje”, destacou o secretário.

Entenda o processo

A ação que pedia o tombamento da área do antigo Hospital Bom Retiro foi apresentada ao CPMC em setembro de 2017 e proposta por uma moradora do bairro, vizinha do terreno, que integra o movimento popular que pleiteia a construção do parque no local.
Desde então, o projeto tramitava no conselho, que chegou a aprovar, na ocasião do aceite da ação, a inclusão de um alerta na guia amarela dos dois imóveis (das áreas pertencentes à Federação Espírita do Paraná (FEP) e ao Angeloni), destacando junto à prefeitura que se tratavam de áreas sobre as quais haviam estudos voltados à sua preservação. Isso fazia com que em todas as licenças, como alvarás de construção, que viessem a ser solicitados constasse tal informação.
Ainda no encontro de hoje, a OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná), cujo representante titular no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Mathieu Bertrand Struck, atuou como relator do processo de tombamento da área do Bom Retiro, apresentou proposta para a abertura de um novo processo, que extrapola a área do antigo hospital e trata da paisagem cultural do bairro.
“[Esta proposta] extrapolaria o objeto do processo que estava em discussão. A OAB foi orientada a requerer formalmente [a abertura deste novo processo], no sentido de seguir os ritos corretos para este estudo”, afirma Hugo de Moura Tavares, secretário-executivo do CMPC. “Qualquer cidadão pode solicitar um estudo ou fazer um pedido de tombamento, e a OAB como instituição também pode, mas deve seguir os trâmites e os ritos já estabelecidos para este tipo de solicitação”, acrescenta.

O que dizem as partes

Procurado pela reportagem, o advogado Guilherme Scholz, que representa a moradora da região do Bom Retiro que entrou com o pedido de tombamento e integra o movimento “A Causa Mais Bonita da Cidade”, diz ter tido conhecimento da decisão de forma extraoficial e lamentar a deliberação pelo não tombamento da área.
“Precisamos sentar e fazer um estudo deste caso, esperar a publicação [da decisão] para sabermos se será disponibilizado prazo para recurso. Ficamos sentidos [com a deliberação] do conselho, mas vamos voltar a buscar conversas com o Angeloni e com a prefeitura para ver se conseguimos avançar [neste tema]”, afirma Scholz.
Isso porque, o indeferimento do tombamento não significa, necessariamente, o fim da possibilidade de criação de um parque no local. Como HAUS noticiou com exclusividade, tanto a Federação Espírita do Paraná (FEP) quanto o Grupo Angeloni já manifestaram a intenção de doar a área de bosque de seus respectivos terrenos ao município. Este, por sua vez, tem interesse em fazer daquele local um parque de uso público.
Também procurado pela reportagem, o assessor de patrimônio da FEP, Danilo Allegretti, preferiu não comentar a decisão do conselho. Mesma posição teve a advogada Andressa Saizaki, que representou o Grupo Angeloni na reunião realizada na tarde desta quinta-feira (30). A assessoria de imprensa da rede de supermercados não foi localizado até às 20h, quando do fechamento da matéria.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!