Estilo & Cultura

Fundada no século 17, cidade pequena vira polo de design nos Estados Unidos

Júlia Ledur*
23/10/2018 20:40
Thumbnail

Foto: Bigstock

A charmosa Charleston, na Carolina do Sul, tornou-se referência de design e arquitetura entre a comunidade criativa dos Estados Unidos. Nos últimos anos, a cidade, que abriga menos de 150 mil habitantes, tem atraído designers e arquitetos baseados em grandes polos do design americano, como Nova York.
A arquitetura histórica e a localização — na costa leste dos Estados Unidos — dão uma personalidade única à pequena cidade. “Charleston tem recebido muitos profissionais talentosos nos últimos anos”, diz Helen Rice, fundadora e diretora criativa da agência de branding Fuzzco, baseada na cidade na Carolina do Sul. “Isso está criando uma demanda crescente e ótimas oportunidades de trabalho para designers e arquitetos”.
Charleston, South Carolina, USA downtown church and skyline.
Charleston, South Carolina, USA downtown church and skyline.
Casas coloridas e ruas de paralelepípedo marcam a estética de Char­­leston, que é localizada ao lado de um porto, onde diversos rios encontram o oceano Atlântico. A estética peculiar e eclética é completada pelos estilos arquitetônicos presentes na cidade, que vão do neorrenascentista ao georgiano. “O local é repleto de estruturas históricas lindíssimas, então há inspiração em todo lugar”, afirma Helen. Entre os estúdios de design e arquitetura com sede em Charleston estão o Basic Projects, o Stitch Design Co, o Mai-Dei e o Fuzzco.

Preservação

Fundada em 1670, Charleston exibe estruturas arquitetônicas impecavelmente preservadas que datam da era colonial, tornando a cidade perfeita para designers encontrarem inspiração e descobrirem novos estilos. Isso se deve ao fato de o município não permitir a demolição de construções históricas, apenas a revitalização.
Criativos têm aproveitado a oportunidade para transformar prédios históricos e, ao mesmo tempo, criar uma identidade contemporânea para a cidade. É o caso do Workstead, estúdio de design novaiorquino que acaba de revitalizar um restaurante de Charleston construído em 1800, onde ficará o bar Tradd’s. O projeto combina elementos clássicos com pitadas contemporâneas. “É um interior que referencia elementos familiares do passado, situados no presente, como mostra o uso de materiais e cores que destoam dos exemplos originais normalmente usados neste estilo”, descreve o estúdio.

Estilo e custo de vida

Além do fator estético, Charleston leva vantagem em alguns outros aspectos: o custo de vida, ligeiramente menor do que em grandes cidades americanas, como Nova York e Los Angeles, e o ritmo de trabalho, menos frenético e caótico. “É mais barato em geral”, afirma a designer Alexandra Maisch do Mai-Dei, que se mudou do Brooklyn, em Nova York, para Charleston. “Eu queria mudar meu estilo de vida completamente”, conta.
Esses fatores também encorajaram a dupla de designers do Basic Projects, Kate e Ben Towill, a se mudar para Charleston após 10 anos atuando no Brooklyn, em Nova York. O casal foi atraído pelo charme e potencial da pequena cidade, além do ritmo de trabalho notavelmente mais lento, em comparação com metrópoles americanas que são referência em design.
“Nós queríamos viver em um ritmo mais tranquilo e passar mais tempo ao ar livre”, explica Kate. “Quando o Ben veio visitar a cidade por conta de um projeto em que estava trabalhando, nós decidimos nos mudar de Nova York. Aqui é um ótimo lugar para viver e trabalhar”.
*Especial para HAUS, de Nova York

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!