Estilo & Cultura

Piquenique noturno propõe ocupação da Rua XV nesta quinta-feira (16)

Angieli Maros
16/02/2017 14:00
Thumbnail

Foto: Antônio More/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Uma intervenção vai transformar a Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, em um “campo” de piquenique na noite desta quinta-feira (16). A proposta é quase como uma viagem no tempo para mostrar que a via, tradicional ponto da capital, pode voltar a ser um espaço de uso compartilhado também à noite, quando o comércio fecha as portas.
O encontro, que recebeu o nome de “XVnique” vai começar as 18h30 e deve se prolongar até as 22 horas. O ponto de encontro é o chafariz, entre a avenida Marechal Floriano Peixoto e a Alameda Doutor. Muricy.
Além da toalha e da comida, quem quiser participar do piquenique também terá de levar a sua própria sacola para recolher o lixo.
Andamos pela Rua XV inteira para flagrar os camelôs ou ambulantes na Rua XV, a operação limpeza da prefeitura funcionou?!?! Conversamos com os comerciantes e com os pedestres que relataram pontos a favor da operação e contra. - Foto: Antônio More / Gazeta do Povo
Andamos pela Rua XV inteira para flagrar os camelôs ou ambulantes na Rua XV, a operação limpeza da prefeitura funcionou?!?! Conversamos com os comerciantes e com os pedestres que relataram pontos a favor da operação e contra. - Foto: Antônio More / Gazeta do Povo
“A Rua XV faz parte da história de Curitiba desde sempre. À noite costumava ser movimentada, com barzinhos, cinemas e cafés. Com o passar dos anos a rua foi ficando vazia”, relata a arquiteta Danielli Costa Wal, que integra o coletivo de arquitetura e design Ponto 41, responsável pela organização do evento com o apoio da Villa Coworking.
De acordo com Danielli, a ideia de organizar o piquenique surgiu a partir de um estudo do coletivo sobre “vazios na cidade”. “A Rua XV é o que chamamos de vazio temporário: durante o dia tem muito movimento, mas à noite ela fica totalmente ociosa, erma e até insegura.”
A banda Astrolábio foi contratada para animar o encontro, que, segundo o coletivo, é apenas a primeira de uma série de intervenções que o grupo está estudando trazer para a cidade.

Outros vazios

Durante o estudo foram identificados outros três “vazios urbanos” em áreas de Curitiba que foram classificadas como sendo vazio social, vazio de uso e vazio de representação. Ao longo do ano essas áreas receberão atenção do coletivo que promoverá ocupações e intervenções pontuais.
Fotos, vídeos e outros materiais produzidos durante as intervenções darão origem à exposição Arquitetura como interfaceque será apresentada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR ainda no primeiro semestre de 2017.

LEIA TAMBÉM

Hospital infantil usa cor nos ambientes para aumentar bem-estar de pacientes

Conheça a casa feita com material reciclado que ganhou o WAN Awards

Descubra a árvore que está colorindo Curitiba nas últimas semanas de verão

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!