Prédio do Banco da Espanha é cenário da nova temporada de La Casa de Papel

Bruno Gabriel*
18/07/2019 18:48
Thumbnail

Foto: Netflix/Divulgação

Depois de invadir a Casa da Moeda espanhola, os assaltantes da série La Casa de Papel terão um novo alvo na 3ª temporada da série, que estreia nesta sexta-feira (19): o Banco da Espanha — instituição financeira mais importante do país. Apesar do realismo das imagens da produção original da Netflix, as gravações não aconteceram no edifício do banco, com sede em Madri, mas em um estúdio a 30 minutos dali.
Além do deslocamento, a equipe contou, ainda, com a falta de liberação para o acesso a áreas restritas do banco, que funciona como sede na capital espanhola. A solução, então, foi contar com a criatividade ao recriar toda a parte interna do local em um complexo de 1.200 m². O cenário ocupa dois estúdios que comportam o banco fictício, com direito a entrada principal, gabinete do governador, biblioteca, banheiro, elevador e um andar completo de mezanino.
Foto: Divulgação/Netflix
Foto: Divulgação/Netflix
Para as cenas que retratam a parte externa do banco visto nas telas, a equipe aproveitou a fachada real dos Novos Ministérios, complexo que reúne pastas do governo espanhol, também localizado em Madri. O curioso é que não é a primeira vez que uma fachada diferente da habitual é utilizada para as gravações. Isso já havia acontecido nas outras duas temporadas, quando o Conselho Superior de Investigações Científicas fez as vezes da fachada da Casa da Moeda.
Fachada dos Novos Ministérios, utilizado como fachada do Banco da Espanha. Foto: Turismo Oficial Madri
Fachada dos Novos Ministérios, utilizado como fachada do Banco da Espanha. Foto: Turismo Oficial Madri

Cenários mantêm linguagem da série

Nesta terceira temporada, os cenários claustrofóbicos continuam dando o tom da narrativa, que recebe novos personagens e conta com maior participação feminina.
As duas primeiras temporadas foram produzidas pela emissora espanhola Antena 3, mas devido ao sucesso da série, a Netflix assumiu de forma exclusiva a direção da terceira temporada. Isso fez com que o orçamento fosse triplicado, com cenários chegando a 100 mil euros cada (cerca de R$ 420 mil reais) .
A nova temporada de La Casa de Papel terá oito episódios e será disponibilizada pelo serviço de streaming. De acordo com o criador da série, as gravações para a quarta parte da série já foram iniciadas.
Confira algumas fotos do prédio original do Banco da Espanha e, após assistir à nova temporada de La Casa de Papel, tire suas conclusões sobre semelhanças e diferenças em relação à recriação assinada pelos produtores.
Fotos: Divulgação Banco da Espanha
Fotos: Divulgação Banco da Espanha

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!