Estilo & Cultura

Prédio no Centro de Curitiba ganha mega painel colorido de quase 300 m²

HAUS
23/08/2018 21:00
Thumbnail

Foto: Fernanda Merizio

O coração do Centro de Curitiba está diferente. Um painel público multicolorido de quase 300 m² está tomando forma na lateral de um prédio da Rua Marechal Deodoro, 686, pelas mãos dos ilustradores goianos do duo Bicicleta Sem Freio, Douglas Pereira e Renato Reno.
O painel de escala monumental foi pensado em conjunto pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e pelos artistas, que estão na capital paranaense a convite da produtora de arte urbana Mucha Tinta para realizar o projeto batizado de ‘Mucha Cores’. A arte fica totalmente pronta até segunda-feira (27).
LEIA TAMBÉM
A intenção é estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana. A obra começou a ser realizada dia 13 de agosto e o público já está acompanhando a evolução do trabalho. O mural retrata flores e cores da Mata Atlântica e a ave gralha azul, típica do Sul do Brasil.
“Convidamos o Bicicleta Sem Freio para que a arte contribua de uma maneira mais afetiva e efetiva no repensar e atuar na urbanidade”, diz a designer Giusy De Luca, idealizadora do Mucha Tinta. “Dados do IBGE revelam que 96% dos brasileiros não frequentam museus e que 93% nunca foram a uma exposição de arte, por isso é tão importante levar a arte até as pessoas. Nosso objetivo principal é de acesso público.”
LEIA TAMBÉM
“Curitiba é uma das cidades mais legais do Brasil. Já visitamos algumas vezes e agora podermos pintar e participar desse projeto é muito legal. Desde 2016 estamos em produção desse painel. A expectativa é muito alta. A parede é bem grande, um desafio pessoal, mas vamos de coração aberto e muita vontade de se divertir”, conta Renato Reno.
O painel é incentivado pela fintech curitibana EBANX, pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Prefeitura de Curitiba. E conta com o apoio das seguintes empresas: Centro Europeu, Fitto, Solares, Tintas Verginia e Vila Urbana.
Para quem quiser ouvir os ilustradores, uma palestra vai acontecer nesta sexta-feira (24) no Hotel Centro Europeu, na Praça Galeria Osório, 61, às 19h30.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!