Prédio no Centro de Curitiba ganha mega painel colorido de quase 300 m²

Dupla goiana de ilustradores Bicicleta Sem Freio desenvolve mural de escala monumental para ajudar a revitalizar a Marechal Deodoro

Foto: Fernanda Merizio

por HAUS

23/08/2018

compartilhe

O coração do Centro de Curitiba está diferente. Um painel público multicolorido de quase 300 m² está tomando forma na lateral de um prédio da Rua Marechal Deodoro, 686, pelas mãos dos ilustradores goianos do duo Bicicleta Sem Freio, Douglas Pereira e Renato Reno.

O painel de escala monumental foi pensado em conjunto pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e pelos artistas, que estão na capital paranaense a convite da produtora de arte urbana Mucha Tinta para realizar o projeto batizado de ‘Mucha Cores’. A arte fica totalmente pronta até segunda-feira (27).

Foto: Fernanda Merizio

LEIA TAMBÉM

>>> 12 lançamentos do design autoral brasileiro para ficar de olho

A intenção é estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana. A obra começou a ser realizada dia 13 de agosto e o público já está acompanhando a evolução do trabalho. O mural retrata flores e cores da Mata Atlântica e a ave gralha azul, típica do Sul do Brasil.

“Convidamos o Bicicleta Sem Freio para que a arte contribua de uma maneira mais afetiva e efetiva no repensar e atuar na urbanidade”, diz a designer Giusy De Luca, idealizadora do Mucha Tinta. “Dados do IBGE revelam que 96% dos brasileiros não frequentam museus e que 93% nunca foram a uma exposição de arte, por isso é tão importante levar a arte até as pessoas. Nosso objetivo principal é de acesso público.”

Foto: Bruno Soares/Divulgação

LEIA TAMBÉM

>>> Do clássico japonês ‘Sonhos’ a ‘O Diabo Veste Prada’, mostra de decoração homenageia sucessos do cinema

“Curitiba é uma das cidades mais legais do Brasil. Já visitamos algumas vezes e agora podermos pintar e participar desse projeto é muito legal. Desde 2016 estamos em produção desse painel. A expectativa é muito alta. A parede é bem grande, um desafio pessoal, mas vamos de coração aberto e muita vontade de se divertir”, conta Renato Reno.

O painel é incentivado pela fintech curitibana EBANX, pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Prefeitura de Curitiba. E conta com o apoio das seguintes empresas: Centro Europeu, Fitto, Solares, Tintas Verginia e Vila Urbana.

Para quem quiser ouvir os ilustradores, uma palestra vai acontecer nesta sexta-feira (24) no Hotel Centro Europeu, na Praça Galeria Osório, 61, às 19h30.

LEIA TAMBÉM

Representantes de projeto da ONU que quer acabar com a poluição dos oceanos fazem palestra gratuita em Curitiba

 

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você