Prêmio de fotografia sobre Bauhaus dá viagem de dez dias para Alemanha

Aléxia Saraiva
30/07/2019 21:01
Thumbnail

Clássico prédio da segunda sede de Bauhaus, em Dessau, na Alemanha. Foto: Reprodução/Bauhaus Dessau

As comemorações do centenário de Bauhaus — a célebre escola alemã que revolucionou a arte e o design e influencia profissionais até hoje — vão levar três pessoas para conhecer as cidades onde tudo aconteceu: Weimar e Dessau.
A viagem será concedida aos vencedores do Prêmio Transatlântico de Fotografia Lebenskunst, promovido pelo Club Transatlântico, que neste ano leva o tema “Bauhaus 100 Anos”. Os ganhadores também são premiados com um curso de fotografia na Escola LetteVerein, em Berlim.
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Podem participar do concurso brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil acima de 18 anos. As inscrições são gratuitas, estão abertas até o dia 16 de agosto e devem ser realizadas diretamente no site do prêmio.
São duas categorias disponíveis: a adulto, cujo prêmio é a viagem e o curso de fotografia; e a júri popular; que concede uma câmera fotográfica Sony Cyber-Shot avaliada em R$ 800.
Para participar, os candidatos devem enviar três fotografias “que representem, revelem e tragam a essência do significado atual e futuro de Bauhaus”, como explica o regulamento. Na avaliação, serão avaliados critérios como originalidade, criatividade, ligação com o tema proposto e roteiro.
O estudante Siegfried Giesenschlag em seu quarto, entre 1926 e 1930. Foto: Stiftung Bauhaus Dessau/Divulgação
O estudante Siegfried Giesenschlag em seu quarto, entre 1926 e 1930. Foto: Stiftung Bauhaus Dessau/Divulgação

Cronograma e avaliação

A seleção dos vencedores se dá em duas etapas. A primeira consiste em uma triagem dos 250 melhores conjuntos de fotografia com base em uma avaliação online realizada por membros do júri, o que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto. Na segunda fase, uma banca julgadora vai selecionar a melhor sequência fotográfica com base na temática proposta. Os jurados serão membros do Club Transatlântico, de empresas patrocinadoras e apoiadoras do concurso.
Os vencedores serão anunciados em 2 de setembro de 2019. Entre 20 de setembro e 4 de outubro, os premiados em ambas as categorias terão suas fotografias expostas no Club Transatlântico, em São Paulo.
A viagem para a Alemanha acontece de 21 a 30 de setembro e inclui passagem, hospedagens, translados, alimentação, seguro viagem e o curso de fotografia, avaliado em R$ 12 mil.

LEIA MAIS:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!