Estilo & Cultura

Projeto inédito promove tour a museus curitibanos pelo Google Street View

Bruna Junskowski*
22/11/2017 21:00
Thumbnail

O imponente edifício que hoje abriga o museu ocupa espaço da Praça do Expedicionário desde 1951. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Letícia Akemi / Gazeta do Povo

No dia a dia, é comum usar o Street View do Google Maps para descobrir o ponto de ônibus em que se deve descer. Agora, além de ajudar os usuários a não perder o ponto de descida, é possível utilizar a plataforma para visitar museus curitibanos. Trata-se de uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná e o Google para a Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO).
Foram mapeados o Museu Alfredo Andersen, Centro Juvenil de Artes Plásticas, Museu Guido Viaro, Museu do Expedicionário, Museu da Imagem e do Som e o Museu Atílio Roco, que já estão disponíveis para que os usuários possam conferir. De acordo com Jania Duha, professora de física do IFPR e coordenadora da Olimpíada, em apenas um mês e meio online, o projeto já conseguiu 10 mil visualizações.
“Foi uma resposta muito rápida para um mês e meio, por isso a equipe Google prorrogou o projeto para até o dia 25 de dezembro. Os próximos a serem mapeados são o Teatro Guaíra, o MON e o Parque da Ciência Newton Freire Maia”, conta Duha.
O Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que permite ao usuário ter vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical de algumas regiões do mundo ao nível do chão. É como se você estivesse em pé no local em que deseja pela tela do computador.

Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO)

A equipe da IPhCO, composta por 5 professores do IFPR, notou que um grande números de estudantes não conseguia obter um bom resultado em olimpíadas tradicionais, principalmente nas relacionadas às ciências exatas, o que causava a desmotivação nos alunos. Para reverter essa situação, decidiram criar uma olimpíada online, que fosse interdisciplinar e que fizesse com que os participantes se sentissem confiantes para fazer as atividades.
“Vimos que Curitiba é linda, tem espaços maravilhosos de cultura e lazer. Então decidimos trabalhar com interiores e coordenadas no Street View. Entramos em contato com o Google e eles mandaram equipamento para mapearmos o que quiséssemos”, explica Jania Duha.
A Olimpíada é internacional e tem como objetivo expandir a imagem positiva do Brasil, e Curitiba, para o exterior por meio das riquezas culturais encontradas nos museus paranaenses. “As pessoas têm uma visão estereotipada sobre o Brasil, queremos contar nossas histórias e mudar o conhecimento das pessoas, seja de outros estados ou de outros países”, afirma Duha.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!