Estilo & Cultura

Arquitetos sugerem projeto para abrigar 50 mil pessoas no Palácio de Buckingham

HAUS
18/01/2019 20:30
Thumbnail

Foto: reprodução/Opposite Office

Como sugestão para refletir sobre a crise de habitação que assola as grandes cidades, o escritório de arquitetura alemão Opposite Office propôs uma ideia ousada para Londres: reformar o Palácio de Buckingham, onde vive a família real britânica, para que 50 mil pessoas possam dividir o teto com a rainha.
No novo desenho, o “Affordable Palace” (‘Palácio Acessível’, em tradução livre) ganharia novos andares. Quartos individuais e duplos se tornariam salas de jantar e de estar compartilhadas, e os muitos cômodos seriam interligados sem necessitar de corredores, em um enorme sistema de convivência. Dessa maneira, o Opposite Office estima que os 50 mil novos moradores poderiam ‘caber’ no prédio.
Foto: reprodução/Opposite Office
Foto: reprodução/Opposite Office
Além disso, o próprio desenho da planta é modificável: telas e paredes dobráveis seriam usadas para realocar os espaços de acordo com as necessidades dos moradores.
Junto do projeto, o escritório publicou uma carta aberta à rainha Elizabeth II, pedindo que considere compartilhar seu palácio com quem não possui tantas posses. Segundo Benedikt Hartl, co-fundador do escritório, a ‘densidade populacional’ do palácio real não coincide com a do resto de Londres — atualmente, o castelo tem 775 quartos e 79 banheiros.
Foto: reprodução/Opposite Office
Foto: reprodução/Opposite Office
“Os quartos estão cheios de candelabros cintilantes, tapetes suntuosos, colunas de mármore, esculturas e obras de arte caras”, explica Hartl na carta. “Então por que não usar essa estrutura existente para combater a crise de habitação?“.
A crise habitacional em Londres têm sido alvo do trabalho de vários designers e arquitetos. A empresa de engenharia WSP sugeriu a construção de blocos habitacionais sobre as ferrovias na cidade, enquanto a incorporadora Cube Haus contratou o escritório Adjaye Associates para projetar residências modulares acessíveis.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!