Estilo & Cultura

Prudente de Moraes: com mobilização de lojistas rua se consolida como espaço de ocupação da cidade

Sharon Abdalla
18/09/2018 21:16
Thumbnail

Foto: A Prudente de Moraes/ Reprodução

A união dos lojistas e prestadores de serviço mudou a realidade e contribuiu para dar nova vida à Alameda Prudente de Moraes, que passou a figurar na lista dos endereços descolados da região central de Curitiba. Abrigando de lojas de design a consultórios odontológicos e cafés – o The Coffee, melhor café da cidade, eleito pelo Prêmio Bom Gourmet 2018, tem a rua como endereço – “A Prudente”, como é carinhosamente apelidada, ganhou força a partir de uma preocupação comum a toda a capital: a segurança.
“Quando cheguei conversei com os outros lojistas e sugeri que montássemos um grupo no Whatsapp. Então, percebemos que tínhamos uma ferramenta maravilhosa em mãos e começamos a nos conectar e nos ajudar protetivamente. Se alguém via [alguma atitude suspeita na rua], jogava no grupo. Ou avisava [um vizinho] que havia esquecido a luz da loja acesa”, lembra Ticiana Martinez, da Ôda Design, uma das lojas integrantes do grupo “A Prudente”.  “Depois, começamos a entender que [esta conexão] poderia ser maior e começamos a fortalecê-la e a trazer essa força para nossos clientes”, completa.
Logo trouxe identidade para a marca da rua. Foto: A Prudente de Moraes / Reprodução
Logo trouxe identidade para a marca da rua. Foto: A Prudente de Moraes / Reprodução

Revitalização

A primeira iniciativa neste sentido foi a contratação, pelo grupo, de uma empresa de segurança privada para fazer a vigilância e patrulhamento da rua, aumentando a segurança para os lojistas e pedestres. “Ao invés de cada loja contratar o serviço isoladamente, optamos por contar com uma única empresa para fazer a segurança de todos os comerciantes. A base dela, inclusive, fica na nossa rua”, detalha Ticiana.
Depois, os lojistas investiram  na substituição do antigo pavimento das calçadas, de paralelepípedo, por blocos de paver. Ticiana conta que, mesmo revestida pelas pedras, a calçada não recebia muita manutenção, o que fazia com que fossem comuns os casos de clientes que torciam o pé ao caminhar ou que reclamavam de sujar as roupas com respingos de água e barro vindo das pedras em dias de chuva.
“A obra foi realizada no início de 2018 e tivemos um retorno bacana dos clientes, principalmente dos cadeirantes. Antes dela, porém, organizamos um ou dois eventos de rua, para que os clientes que frequentam [o endereço] desfrutassem uma tarde gostosa com a família”, conta a incentivadora do projeto.

Nas redes

Agora, o foco do grupo de lojistas está voltado para a divulgação da ‘marca’ da rua, que teve início com a criação do perfil no Instagram A Prudente de Moraes e com o desejo de criar uma identidade para o projeto.
Para isso, o grupo de lojistas contratou um designer para desenvolver o logo da marca, que será desdobrado para a criação de uma identidade visual para os comércios locais.  “[O objetivo] é fortalecer esta comunidade que criamos, das lojas que se uniram para gerar uma melhor experiência para o cliente”, destaca Ticiana.
Lojistas e prestadores de serviço convidam as famílias a ocuparem a rua. Foto: A Prudente de Moraes / Reprodução
Lojistas e prestadores de serviço convidam as famílias a ocuparem a rua. Foto: A Prudente de Moraes / Reprodução
A aproximação com a prefeitura de Curitiba em busca do apoio da administração municipal para o endereço está entre os próximos planos do grupo. Entre os itens que eles desejam pleitear para “A Prudente” estão da instalação de lixeiras públicas à vaga viva no endereço.
“A ideia é [fazer com que a rua tenha]uma atmosfera agradável para as famílias. É uma maneira carinhosa de tratarmos e lidarmos com o nosso público pensando da porta para fora, no coletivo como um todo”, resume a empresária.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!