Estilo & Cultura

Quem é Theo Jansen, o artista das esculturas que “caminham” com a energia do vento

Isadora Rupp
12/08/2018 16:29
Thumbnail

O artista leva suas obras para a praia na primavera, e as aprimora ao longo do verão. Foto: Divulgação.

O artista cinético neerlandês Theo Jansen — cuja escola tem como principal característica o uso de recursos para dar a impressão de movimento para uma obra de arte — já é queridinho do mercado de arte e de suas grandes feiras, como a Art Basel, em Miami, há bons anos. Agora, um de seus trabalhos mais recentes “Strandbeests”, ou “animais da praia”, como ele costuma chamar, vem conquistando o público, que se delicia com os vídeos das grandes esculturas no YouTube.
Construídas com tubos de PVC, as obras lembram esqueletos de animais e se movem com a energia do vento. Jansen costuma usar a praia para o “desfile” das esculturas gigantes. E não existe nenhum tipo de “truque” além da força do ar para que as obras de arte andem pela praia: é tudo fruto de engenharia, uma das áreas de formação de Jansen.
Em algumas das esculturas, ele usa também garrafas de ar comprimido para impulsionar o caminhar dos seus animais de plástico gigantes. “Eu diria que elas [obras] são ossudas e se assemelham ao andar dos animais”, definiu Jansen em uma entrevista recente à rede inglesa BBC.
Outra recomendação do artista é prestar atenção ao barulho das engrenagens. “Você deve ouvir, e não só ver”. Quando caminham, as esculturas gigantes geram um som que se assemelha a um suave estalar de dedos.
Antes do boom na internet, ele havia criado pelo menos 50 criaturas e exposto em todo o mundo  — Singapura, Japão, México, São Francisco, Peru e Chile são alguns dos países para onde ele já levou suas obras.  Tem quatro livros publicados (o último, de 2014, “Dream Machines by Theo Jansen, by Lena Herzog” foi publicado pela conceituada editora Taschen, referência máxima em edições de livros de arte), além de documentários sobre sua obra. Também ganhou prêmios importantes no segmento, como o The Brnett Newman Foundation.

É primavera

Uma das "Strandbeets" de Theo Jansen. Foto: Divulgação.
Uma das "Strandbeets" de Theo Jansen. Foto: Divulgação.
O processo criativo de Jansen segue as estações: ele leva uma nova obra para as praias da Holanda sempre na primavera. “E aí ao longo de todo o verão eu faço experimentos com ela. No final, eu quero ter criado um animal que possa sobreviver por conta própria”, falou à BBC. Ele rejeita a possível pecha de artista excêntrico: “Muita gente acha que as criaturas são meus amigos. Eu não diria isso. É claro, eu acho elas intrigantes, mas não minhas amigas”.

The Simpsons e NASA

Theo Jansen começou a registrar a apresentação das obras nas praias e postar no YouTube de forma despretensiosa. Jamais esperava a curiosidade que surgiu na internet pelo seu trabalho. “O resultado foi inesperado”, contou na mesma entrevista para a BBC.  Um desses feitos fruto da popularidade foi a aparição da “Strandbeests” em um episódio recente da série The Simpsons.
Jansen também já  foi palestrante em um dos famosos  TED Talks, e a NASA o convidou para ir a Pasadena, na Califórnia, para participar de reuniões da agência para ir a Vênus. “É claro que depois disso eu promovi muito as criaturas. Então, talvez, no futuro, vocês vejam algumas delas caminhando por Vênus”.
LEIA TAMBÉM 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!