Estilo & Cultura

Roteiro: 4 terraços abertos ao público para conhecer Curitiba do alto

Aléxia Saraiva
20/07/2018 17:23
Thumbnail

Vista do Universe Life Square, mais alto prédio de Curitiba. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Foi a partir de 1930 que os cidadãos curitibanos começaram a trocar suas casas por apartamentos e, consequentemente, verticalizar a cidade de modo permanente. Até 1960, a capital paranaense já tinha ganhado alguns de seus prédios mais icônicos. A história está registrada no livro “Morar nas alturas! A verticalização em Curitiba entre 1930 e 1960”, da arquiteta Elizabeth Amorim de Castro e da antropóloga Zulmara Clara Sauner Posse, que conta com um roteiro inédito de 124 prédios centrais.
Desde então, a cidade já ganhou novos contornos, com dezenas de lançamentos por ano que vão redefinindo o horizonte urbano. E, seja para observar os patrimônios históricos, seja para conhecer os lançamentos, Curitiba reserva alguns cantinhos de onde se pode admirar essa paisagem feita de concreto.
Conheça cinco terraços abertos ao público de onde se pode ver a capital!

Memorial de Curitiba

Localizado no Largo da Ordem, o Memorial de Curitiba é um centro de preservação da história da cidade. Um centro de exposição com uma programação cultural constante, três salas de eventos e um auditório compõem a estrutura do prédio. No quarto andar, o Mirante do Marumbi revela uma vista panorâmica para a da cidade, destacando o colorido dos prédios do Centro Histórico.
Endereço: R. Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco. Funciona de terça a sexta, das 9h às 12 e das 13h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 15h. Gratuito.

Edifício Anita

Foto: Rodrigo Felix Leal/Gazeta do Povo
Foto: Rodrigo Felix Leal/Gazeta do Povo
O icônico prédio de três andares e coberto por verde no coração de Curitiba reserva um terraço charmoso no último pavimento, de onde consegue se observar a Praça Osório, a Rua XV de Novembro e a rua Cândido Lopes. Eventos abertos ao público acontecem com frequência no local, como aulas de yoga, sessões de filmes e oficinas de temas diversos. A programação pode ser conferida na página do edifício. O terraço também pode ser alugado para eventos privados.
Endereço: R. Cândido Lopes, 304, Centro.
LEIA TAMBÉM

Terrazza 40

Foto: Reprodução/Facebook Terrazza 40
Foto: Reprodução/Facebook Terrazza 40
Inaugurado em 2013 com a premissa de ser um restaurante panorâmico, o Terrazza 40 ocupa o 38º e o 39º andar do edifício Champagnat Tower. São mais de 120 metros de altura e um dos pontos mais altos de Curitiba. O próprio restaurante tem um terraço aberto para observar a cidade, com vista para os prédios do Bigorrilho, Centro e Batel. Durante o dia, o restaurante disponibiliza binóculos gratuitamente aos visitantes.

Edifício 2820

Edifício 2820, prédio corporativo de 22 andares localizado no Água Verde, abriga no térreo a Forneria Copacabana. O restaurante realiza reservas no terraço em segundas, terças e quintas-feiras de acordo com a disponibilidade do edifício. O ambiente é preparado para receber até seis pessoas. O serviço tem taxa serviço de R$ 150 mais o valor do cardápio.
Endereço: Av. Iguaçu, 2820, Água Verde.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!