Sanitário de ouro avaliado em um milhão de libras é roubado de museu

Gazeta do Povo
14/09/2019 16:05
Thumbnail

Obra America, do italiano Maurizio Cattelan foi exposta pela primeira vez em 2016, em Nova York. Foto: William Edwards / AFP | AFP

Uma privada feita totalmente de ouro 18 quilates foi furtada de dentro do Palácio de Blenheim, em Oxfordshire, onde estava exposta. O objeto, uma obra de arte assinada pelo italiano Maurizio Cattelan,  está avaliado em cerca de um milhão de libras (aproximadamente R$ 5,1 milhões).
A polícia informou à imprensa britânica que a obra, que tem o nome de “America”, foi levada por um grupo de pessoas que usou ao menos dois veículos na ação. Um homem de 66 anos foi preso por suspeita de envolvimento. O caso foi confirmado pela administração do Palácio via Twitter.
**OFFICIAL STATEMENT**
Following the Thames Valley Police statement we can confirm ‘America’, the art piece by Maurizio Cattelan has been stolen in the early hours of this morning.
We are saddened by this extraordinary event, but also relieved no-one was hurt.
— Blenheim Palace (@BlenheimPalace) September 14, 2019
O curioso da exposição é que a obra estava instalada na rede de água e esgoto e era totalmente funcional para os visitantes, que inclusive eram convidados a usá-la, desde que por no máximo três minutos.
Palácio de Blenheim, na Inglaterra. Foto: Reprodução
Palácio de Blenheim, na Inglaterra. Foto: Reprodução
A remoção abrupta do equipamento, provocou alagamento e danos ao imóvel. O Palácio Blenheim é conhecido por ter sido o local de nascimento do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill.
A obra ganhou notoriedade quando foi exibida pela primeira vez em 2016 no museu Guggenheim de Nova York. À época ela foi oferecida ao presidente norte-americano Donald Trump pelo curador do local quando o mandatário pediu uma obra de Vicent Van Gogh emprestada.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!