Estilo & Cultura

São Paulo vai transformar aeroporto em parque municipal

HAUS*
21/07/2017 21:46
Thumbnail

Foto: Google/Henrique Miraldo/Reprodução

São Paulo vai ganhar um novo parque público. Com 401 mil m², o parque já nascerá sendo o terceiro maior da cidade. A nova área de lazer ficará onde hoje é o aeroporto Campo de Marte, na zona norte, como apurou a Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (21).
A notícia veio de um acordo selado hoje entre a Prefeitura de São Paulo e a União, em encontro entre o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o prefeito João Doria (PSDB). Apesar de ter aceitado ceder parte da área, Jungmann não explicou se a decisão significará a retirada ou redução de voos do Campo de Marte.
“O Campo de Marte terá sua destinação requalificada para um parque. Serão três fases. A primeira vai destinar 401 mil m² do campo para a construção desse parque, que, com isso, passa a ser o terceiro maior da cidade. Vamos anunciar todos os detalhes no dia 7 de agosto com a presença do presidente Temer”, disse Doria.
Na reunião, segundo relato de participantes à Folha de S.Paulo, ficou acordado que a prefeitura tocaria gradualmente esse processo de construção do parque, que seria feito aproveitando um trecho preservado de Mata Atlântica, cortado por um córrego, que é gerido pelo Ministério da Defesa. Ao todo, a pasta administra área de 1,1 milhão m². O restante do Campo de Marte, 975 mil metros quadrados, é gerido pela Infraero.
Em tom amistoso, a reunião foi marcada pela ideia de que prefeitura e Ministério da Defesa devem conversar sobre esse tema sem a necessidade da intermediação da Justiça. Prefeitura e União disputam há décadas a posse do terreno onde fica o Campo de Marte. Em 2011, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu razão à prefeitura. O caso está no STF (Supremo Tribunal Federal).
Ficou acertado entre Doria e Jungmann que outras reuniões serão marcadas para tratar do tema. Nesta sexta-feira (21), a desativação do aeroporto no Campo de Marte foi apenas esboçada como tópico para outros encontros.
Durante sua gestão, o prefeito Fernando Haddad (PT) apresentou a intenção de fechar o Campo de Marte para aviões. A tese de Haddad era a de que falta emprego na zona norte de São Paulo – a região, neste índice, perde apenas para a zona leste – porque a presença do Campo de Marte impõe limitações à verticalização. As restrições decorrem do movimento de aviões no entorno do aeroporto no pouso e na decolagem.
*Com Folhapress.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!