Estilo & Cultura

Projeto inédito reúne detalhes de mais de 100 casas de madeira de Curitiba

HAUS
25/06/2018 20:00
Thumbnail

Fotos: Washington Takeuchi/Divulgação

A cada dia que passa as casas de madeira se tornam ainda mais raras em Curitiba. E assim a paisagem urbana também vai ficando menos interessante sem suas moradias tradicionais. Foi dessa constatação e preocupação que nasceu o projeto Saudade do Ninho, do fotógrafo Washington Takeuchi, que reunirá em livro detalhes inéditos de mais de 100 casas de madeira da capital paranaense, algumas que inclusive já não estão mais entre nós, fotografadas ao longo de quase 10 anos.
Batizada de “Saudade do Ninho: a cidade de madeira que existe dentro de Curitiba“, a obra publicada pela Editora InVerso será lançada no próximo dia 21, das 15h às 18h, no Doce de Cidra, na Cândido Xavier, 521, Água Verde. O livro conta também com oito textos e uma poesia sobre a importância história das casinhas de madeira, e cinco aquarelas e desenhos de residências retratadas. Um financiamento coletivo foi criado para incentivar a compra antecipada da publicação.
“Além de ser um registro inédito, Saudade do Ninho é também urgente, pois assim como as pessoas, as casinhas de madeira nascem, abrigam famílias e histórias, envelhecem e morrem. O tempo, a especulação imobiliária e a saída das famílias dessas casinhas, lentamente e inevitavelmente está provocando o desaparecendo dessas belas e cordiais moradias da paisagem urbana”, explica Washington.
Também participam do projeto: Andressa Barrichelo, Fabio Domingos Batista, Ingo Dittmar, Key Imaguire Jr, Letícia Teixeira, Livia Lakomy, Loretta Schünemann, Lu Berlese e Radamés Manosso, com textos e poesia; Fabiano Vianna, Fernando Luiz Popp, João Paulo de Carvalho, Raro de Oliveira e Simon Taylor, com as aquarelas; Marcia Flenik Takeuchi, com desenhos; Cristina Jones, com a coordenação editorial; Kelly Sumeck e Simon Taylor da CtrlS, com projeto gráfico; e Adriane Baldini. Editora InVerso, com arte final.

Confira mais registros das casas de madeira de Curitiba

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!