Estilo & Cultura

Série desvenda prédios incríveis abandonados ao redor do mundo

Aléxia Saraiva
04/03/2019 19:00
Thumbnail

O canal do Youtube The Proper People registra cada detalhe de diferentes tipos de prédios abandonados pelo mundo. Foto: reprodução/The Proper People

Se a arquitetura é um recorte que reflete as necessidades e a cultura de uma sociedade, prédios abandonados são como fotografias tridimensionais que guardam a história e as práticas da época em que foram construídos.
É com o olhar de explorar essas curiosidades que os amigos norte-americanos Bryan e Michael criaram o canal no Youtube The Proper People. Em seus vídeos, eles visitam inúmeras construções que foram deixadas para trás, comentando as peculiaridades de cada ambiente e registrando os passeios com um olhar especial para a fotografia.
Foto: reprodução/The Proper People
Foto: reprodução/The Proper People
Os amigos revelam que o início do canal se deu em 2014, quando eles conheceram seu primeiro prédio abandonado: a Southeastern Academy of Tourism and Travel (Academia de Turismo e Viagem do Sudeste, em tradução livre), localizada na Flórida. Segundo eles, apesar de este estar longe de ser o prédio mais impressionante que visitariam nos anos seguintes, o impacto que sentiram ao entrar nele foi tão grande que as visitas passaram a ser um hobby, transformado em canal no Youtube na sequência.
“Quando você entra em um prédio abandonado, você tem a sensação de que está deixando o mundo que conhece e entrando em outro — talvez um que viu em filmes, leu em um livro ou imaginou em seus sonhos. Percebemos que os lugares abandonados existem em um mundo isolado da vida cotidiana da maioria das pessoas, apenas para ser experimentado pelos poucos que decidem correr o risco de entrar neles”, afirmam Bryan e Michael em seu site.
Desde então, eles já visitaram hospitais, shoppings, escolas, hotéis, prisões e prédios governamentais. Dentre os mais curiosos, estão uma usina nuclear e a maior máquina abandonada do mundo. Atualmente, o canal tem 135 vídeos e mais de meio milhão de inscritos. Além disso, a marca tem um segundo canal exclusivo para cenas de making of e comentários extras.
Em um dos episódios, os amigos exploram um antigo hospital abandonado. Foto: reprodução/The Proper People
Em um dos episódios, os amigos exploram um antigo hospital abandonado. Foto: reprodução/The Proper People
Apesar de explorarem inúmeras descobertas, Bryan e Michael mantém sigilo sobre várias informações. A primeira delas são seus sobrenomes, que não divulgam. Alguns dos locais visitados também não têm seus nomes e localizações revelados — segundo eles, como uma forma de proteger as construções de vandalismo, roubos ou até incêndios.
Veja alguns dos vídeos preferidos dos próprios criadores do The Proper People:

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!