Estilo & Cultura

Com tobogãs coloridos e escadas piano, shopping mais divertido do mundo está em construção

HAUS
19/07/2018 20:46
Thumbnail

Imagem: Divulgação

Vai ser em Nairóbi, no Quênia, o shopping mais divertido do mundo. Batizado de The Beacon, o projeto é todo inspirado em uma fábrica de doces à la Willy Wonka e não tem ‘medo de ser feliz’ com tobogãs coloridos, escadas que imitam pianos para os visitantes tocarem músicas com os pés como no filme Quero ser Grande (1988), um carrossel gigante e um trem com vagões em formato de jujubinhas, por exemplo.
O projeto foi concebido pelo arquiteto britânico britânico Will Alsop, que faleceu em maio deste ano com 71 anos e é mundialmente conhecido por diversos prédios modernistas controversos, que utilizam cores vibrantes e formas pouco usuais, tal qual a linguagem do novo shopping. Em 2000, o arquiteto foi laureado com o Stirling Prize, um dos prêmios de arquitetura mais prestigiados do Reino Unido. Para Alsop, arquitetura deveria ser sempre divertida.
O shopping será a céu aberto com mais de 24 mil m² de lojas e restaurantes, e um terraço com bar. Apesar de ser aberto, boa parte da área será coberta por estruturas de tecidos coloridos. A fachada monocromática terá painéis de porcelana com dois volumes contrastantes vermelho e laranja.
Ao lado do empreendimento o arquiteto projetou um edifício comercial de sete andares, que deve ser concluído também em 2020.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!