Estilo & Cultura

Sítio arqueológico escondido na Arábia Saudita terá novo centro cultural

HAUS*
21/01/2019 20:30
Thumbnail

Fotos: Sammy Six/ Flickr

Depois de séculos de extrema discrição com relação ao seu território, a Arábia Saudita passou a explorar o turismo arquitetônico com mais intensidade nos últimos anos, enxergando nele uma possibilidade de abrir suas fronteiras e arrecadar recursos. Além de facilitar o acesso às ruínas que compõem o sítio arqueológico de al-Hijr, na cidade antiga de Mada’in Saleh, o país também anunciou em 2016 a construção de um hotel nas proximidades do local.
Agora, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, divulgou em comunicado oficial que está em negociação com a casa de leilões norte-americana Sotheby’s sobre a criação de um novo centro cultural, a ser construído na região de Al-Ula. Assim como o hotel, o centro seria erguido muito perto da antiga cidade de Mada’in Salih, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, entre os elaborados edifícios de arenito de dois mil anos de idade.
A ligação com a Sotheby’s se dá através do co-presidente da empresa, Allan Schwartzman, que também faz parte do conselho consultivo da Comissão Real de Al-Ula, responsável por auxiliar no desenvolvimento da região. Schwartzman é também o líder da Art Agency Partners, empresa de consultoria de arte da Sotheby’s, que está envolvida na criação do complexo cultural e artístico.
Uma das pedras de Madain Saleh lembra o formato de um elefante e é uma das principais atrações da cidade.
Uma das pedras de Madain Saleh lembra o formato de um elefante e é uma das principais atrações da cidade.
No comunicado, um porta-voz da Comissão Real de Al-Ula disse que a colaboração com a Sotheby’s estava em “fase exploratória”. Até agora, a Sotheby’s convidou mais de uma dúzia de artistas para apresentarem propostas para o projeto, sem, no entanto, ter selecionado nenhuma ainda.
Em vez disso, a Sotheby’s vê a tarefa dos artistas como “sonhar seu maior sonho e imaginar um projeto que pode ou não ser realizado, mas que representará a expressão máxima deles como artistas.”
Muitas das construções esculpidas em pedra são túmulos de grandes comerciantes locais datados de cerca de 2 mil anos atrás
Muitas das construções esculpidas em pedra são túmulos de grandes comerciantes locais datados de cerca de 2 mil anos atrás
Embora a proposta espacial do redesenvolvimento da área ainda não exista, um plano estratégico para a região está em andamento. Qualquer proposta pode levar de seis a nove meses, e a construção dos edifícios outros três ou cinco anos.
*Com informações ArchDaily Brasil.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!