Spoiler: como será a exposição de Leonardo da Vinci no Brasil

Gazeta do Povo
22/07/2019 21:17
Thumbnail

Fotos: Divulgação/Canada Science and Technology Museum

Pintor, inventor, engenheiro, matemático, arquiteto, poeta. As multifaces de Leonardo da Vinci são todas contempladas na exposição “Leonardo da Vinci — 500 Anos de um Gênio”, que celebra o legado deixado pelo artista italiano cinco séculos após sua morte. A mostra chegará ao Brasil em outubro, e será recebida no primeiro espaço completamente imersivo da América Latina, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP).
Ou seja: os espectadores não só vão poder conferir de perto reproduções de obras e cadernos de anotações de Da Vinci, mas mergulhar em seus quadros. Atualmente, a exposição está no Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá, em Ottawa.

Confira um spoiler de como funciona a imersão:

A área de imersão é tem um total de 2,2 mil metros quadrados e 150 projetores. Uma das atrações é uma animação do afresco ‘A Última Ceia’, que mostra uma projeção da obra em tamanho real (4,6 m x 8,8 m).
A tecnologia utilizada nas projeções é chamada de SENSORY4, e é realizada pela produtora Grande Exhibitions. A intenção é fazer os vídeos extrapolarem a plataforma de uma mera tela: a partir de uma coreografia de sons, cores e luzes projetadas do chão ao teto, eles criam uma experiência multisensorial única.
Tamanha imersão não é à toa. O local foi inspirado pelo L’Atelier des Lumières, em Paris, um espaço de 3,3 mil m² que recebe exposições imersivas que costumam ser sucesso absoluto de público — vide exposições de Gustave Klimt e Van Gogh (vídeo abaixo).
A exposição “Leonardo da Vinci — 500 Years of Genius” é a maior e mais completa já realizada sobre a obra do artista. Sua criação é uma parceria da Grande Exhibitions com o Museo Leonardo da Vinci, de Roma. Na produção da mostra, foram envolvidos diversos historiadores italianos e franceses.

Confira mais fotos da exposição:

LEIA MAIS:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!