Estilo & Cultura

Talento peculiar de um funcionário virou decoração oficial do Senado Federal

Luciane Belin*
12/06/2019 13:52
Thumbnail

Prédio do Congresso Nacional visto pelo lado do Senado Federal. Foto: André Corrêa / Flickr

Os corredores e salões dos prédios do Senado e da Câmara Federal, em Brasília, presenciaram grandes transformações desde que foram construídos sob o olhar atento de Oscar Niemeyer, em 1960. Entre suas paredes decoradas com obras de arte e seu mobiliário formado por peças assinadas de design, a história do país foi sendo construída.
Mas nem toda a narrativa que passou por aquele prédio de carpete azul é política. Uma delas é, inclusive, bem pessoal. É a história do funcionário da área de serviços gerais, Clodoaldo Silva, que deixou uma marca que já dura duas décadas no carpete azul da plenária do Senado Federal – aquele da semiesfera virada para baixo.
Em 1998, especialmente bem humorado por conta do nascimento do filho Marcos Vinícius, Clodoaldo se divertia enquanto aspirava o carpete aveludado da plenária e resolveu desenhar uma bandeira do Brasil ao centro da bancada da presidência. Era para ser apenas uma brincadeira, que seria apagada logo em seguida, mas a arte do funcionário foi flagrada pelos senadores, que gostaram e pediram para que o desenho ficasse ali por um tempo.
Esse tempo acabou sendo bem maior do que o próprio Clodoaldo imaginava e o desenho permanece até hoje no carpete da plenária, agora acompanhado de outras duas ilustrações improvisadas – a Catedral de Brasília, retratada à esquerda, e o prédio do Congresso Nacional, agora à direita.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Cada vez que ocorre a limpeza da sala com aspirador de pó ou com uma escova de tapetes, aproximadamente a cada duas semanas, os desenhos precisam ser refeitos, mas já se tornaram uma parte importante da estética da plenária do senado, onde Clodoaldo trabalha até hoje, refazendo sua própria ilustração, quinzena a quinzena.
Os desenhos podem ser vistos na sala da plenária durante as visitas guiadas do Senado Federal, que acontecem todos os dias, de hora em hora, com entrada franca, sem necessidade de agendamento prévio. O passeio inclui ainda passagem pela plenária da Câmara Federal, bem como por algumas salas de presentes e salões de transição do prédio.

Veja o vídeo da TV Senado em que Clodoaldo conta sua história:

*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!