Leilão de peças de decoração ajuda ONG a construir 25 casas em áreas vulneráveis

Luciane Belin*
21/01/2020 21:49
Thumbnail

Foto: Gean Ferronato | JOHN

Três comunidades em Curitiba e na Região Metropolitana foram selecionadas para a construção de 25 residências na ação promovida pela Organização Não Governamental Teto, em dezembro. A ONG, voltada ao desenvolvimento de moradias emergenciais em áreas de vulnerabilidade social, reuniu mais de 300 voluntários na ocasião, que trabalharam nas regiões de Vila Nova, em Colombo, Favorita, em Araucária, e também na Vila Nova, no Boqueirão.
O custo das obras, por sua vez, foi coberto pelo montante arrecadado em um leilão virtual beneficente realizado pela Momentum Design, loja que, desde o início de 2019, firmou parceria com a ONG – com quem também contribui mensalmente.
Foto: Gean Ferronato
Foto: Gean Ferronato
De acordo com a proprietária da Momentum Design, Marinice Bettega, a ação foi promovida em comemoração aos 20 anos da loja. Nela, 32 arquitetos e designers curitibanos foram convidados a customizar um exemplar da peça criada pela artista plástica Malu Rogers, uma boneca oval de cerâmica. As criações, então, foram expostas na loja e vendidas por meio do leilão, que teve seu valor arrecadado (que a loja prefere não divulgar) convertido integralmente para a Teto.
Peças customizada por Yara Mendes e Denise Roman, duas as arquitetas convidadas para personalizar as peças leiloadas. Foto: Divulgação
Peças customizada por Yara Mendes e Denise Roman, duas as arquitetas convidadas para personalizar as peças leiloadas. Foto: Divulgação
“Foi um trabalho coletivo muito interessante, pois tivemos não apenas a contribuição dos arquitetos e a arrecadação com a venda das peças, mas de diversos outros parceiros que atuaram na exposição, bem como da equipe da loja, que ajudou na construção de algumas das casas nas comunidades”, detalha Marinice.
Foto: Gean Ferronato
Foto: Gean Ferronato
De acordo com Raphael Gonzaga, gerente comercial da Teto Brasil no Paraná, a Momentum Design se enquadra na categoria de “Empresa Amiga” da organização, como parceira exclusiva do setor de design e decoração. Segundo ele, existem várias maneiras de contribuir com as atividades da ONG, seja pelo apoio financeiro, seja pelo voluntariado.
“O objetivo da Teto é realizar a superação da pobreza, trabalhando em rede, ativando diversos atores da sociedade e fomentando parcerias com empresas. Atuamos de maneira emergencial, com projetos para diminuir a vulnerabilidade social das pessoas vivendo nessa situação, e não apenas pela construção de moradias, mas o objetivo é o desenvolvimento comunitário, de infraestrutura e dos moradores, através do trabalho em conjunto”, detalha Raphael.
Foto: Gean Ferronato
Foto: Gean Ferronato
Desde o início das atividades em Curitiba, em 2014, a Teto já construiu 440 casas e 23 projetos de infraestrutura – que vão desde sedes comunitárias, parquinhos e quadras poliesportivas até pontes e sistemas de captação de água da chuva. Atualmente com cerca de cem voluntários atuantes na rotina da organização, a ONG já mobilizou mais de cinco mil pessoas em trabalhos voluntários.
Cada moradia emergencial envolve de seis a dez pessoas, da montagem à pintura, e consiste em uma casa de 18 m² que respeita um modelo desenvolvido internacionalmente para atender à necessidade mais básica do momento – a de proporcionar um teto para aquela população. “É uma casa montada a partir de painéis pré-moldados. É um projeto de substituição de moradia, em que construímos isso dentro do terreno do morador e fazemos a pintura”, detalha Raphael.
Ele explica ainda que, num primeiro momento, o que é construído é somente a “casca” da casa, sem instalações de rede elétrica ou sanitária, por exemplo, uma vez que muitas das regiões atendidas pela ONG não contam sequer com saneamento básico.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!