Estilo & Cultura

Top 5 hotéis com arquitetura incrível que marcaram a história do cinema

HAUS
18/03/2018 21:00
Thumbnail

Waldorf Astoria foi construído em 1931 e ocupou a posição de hotel mais alto do mundo até 1963. Foi cenário para filmes como “Sr. e Sra. Smith” e para a clássica cena do tango de “Perfume de Mulher" Fotos: Divulgação

O que faz de um filme um sucesso é uma somatória de fatores que vão desde roteiro, atores e recursos tecnológicos a locações incríveis. É neste ponto que, em muitos filmes, entram em cena hotéis que funcionam quase que como um personagem da trama.
Perfeitos para cenas de festas, fuga ou até aventura, é normal os hotéis serem parte da cenografia. Algumas vezes, a estória acontece quase que inteiramente em suas dependências, como no clássico “O Iluminado”, de Stanley Kubrick  e “O Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson.
Com a ajuda do gerente de arquitetura e interiores da Rede de Hotéis Deville René Schuchovski Giuliani, HAUS listou cinco dos mais bonitos hotéis que marcaram a história do cinema.
MAIS SOBRE ARQUITETURA E CINEMA

The Plaza Hotel, Nova York (EUA)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Plaza Hotel é uma das locações mais icônicas, aparecendo em filmes como “Esqueceram de Mim 2”, “The Great Gatsby” e “Quase Famosos”. Com classificação cinco estrelas, está localizado na Fifth Avenue, perto da região sul do Central Park, uma região nobre de Nova York. Inaugurado em 1890, passou por uma grande restauração em 2008, na qual foram investidos 450 milhões de dólares.
“O projeto foi inspirado na arquitetura renascentista francesa, desenvolvida no início do século 16 na Europa. A aparência similar a de um castelo daquela época foi proposital, pois seus primeiros proprietários queriam uma construção elegante, mas ao mesmo tempo imponente e grandiosa. A decoração interna foi tratada com lindos detalhes, em que não foram poupados gastos”, ressalta Giuliani.

The Waldorf Astoria, Nova York (EUA) 

Waldorf Astoria foi construído em 1931 e ocupou a posição de hotel mais alto do mundo até 1963.  Foi cenário para filmes como “Sr. e Sra. Smith” e para a clássica cena do tango de “Perfume de Mulher" Fotos: Divulgação
Waldorf Astoria foi construído em 1931 e ocupou a posição de hotel mais alto do mundo até 1963. Foi cenário para filmes como “Sr. e Sra. Smith” e para a clássica cena do tango de “Perfume de Mulher" Fotos: Divulgação
Também localizado em Nova York, mas na Park Avenue, o Waldorf Astoria foi construído em 1931 e ocupou a posição de hotel mais alto do mundo até 1963. Cenário para filmes como “Sr. e Sra. Smith”, o empreendimento também foi palco para a clássica cena do tango de “Perfume de Mulher”, quando Frank (interpretado por Al Pacino), dança com Donna (Gabrielle Anwar). Em reforma, a previsão é que o hotel reabra daqui a três anos.
Para Giuliani, o espaço é um belo exemplo de edifício no estilo art déco, movimento artístico internacional iniciado na Europa em 1910 e que teve grande popularidade nos EUA durante a década de 1930. “A fachada é marcada pelo rigor geométrico e pela predominância de linhas verticais. A tendência de eliminar o excesso de adornos influenciou também o design de interiores, dando mais destaque aos materiais nobres utilizados para revestir paredes e pisos”, destaca. René lembra ainda que o mobiliário com estilo renascentista contrasta com essa linguagem e ganha mais evidência em cada um de seus cômodos.

Relais Bourgndisch Cruyce, Bruges, Bélgica

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Hospedar-se no Relais Bourgondisch Cruyce é ficar perto dos principais pontos turísticos de Bruges, cidade européia conhecida por sua arquitetura medieval. Construído em 1682, o prédio sofreu um grande incêndio em 1902, mas a parte atingida foi reconstruída, replicando o mesmo aspecto original. Com apenas 16 quartos e localizado ao lado de canais, o hotel foi palco do filme “Na Mira do Chefe”, com Colin Farrel, Brendan Gleeson e Ralph Fiennes.
Composta por quatro casas medievais, a edificação está perfeitamente inserida na paisagem da cidade. Em uma localização cênica, o hotel pode ser encontrado em diversos cartões postais. “O interior é rústico, com forte influência da arquitetura medieval, mas incrivelmente decorado com lindas obras de arte, tapetes persas e um mobiliário clássico. Os contrastes entre a antiga edificação e sua decoração eclética dão ao hotel uma atmosfera romântica, de muito aconchego e luxo”, lembra Giuliani.

Park Hyatt Tokyo, Tóqui, Japão 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O filme “Encontros e Desencontros” serviu não apenas para tornar a jovem atriz Scarlett Johansson uma das grandes apostas de Hollywood: também ajudou a tornar mundialmente famoso o hotel que abriga o filme, o Park Hyatt Tokyo. O empreendimento funciona nos últimos 14 andares de um prédio comercial com 52 pavimentos, proporcionando uma bela vista da capital japonesa.
Segundo René,  a sensação de espaço é imediatamente evocada quando os hóspedes se deparam com a maior parte das áreas comuns do hotel. Restaurantes, jardins, academia e outros espaços internos são beneficiados com grandes alturas e vãos livres, uma possibilidade não muito convencional para hotéis urbanos devido à falta de espaço e limitações estruturais.
“O mobiliário moderno traz forte influência da cultura oriental em sua racionalidade, mas carrega consigo o conforto e aconchego em sua decoração”, explica. De acordo com ele, o mais impressionante é poder desfrutar da paisagem de Tóquio em boa parte do empreendimento, pois está impressa nas peles de vidro desse arranha-céu.

Amsterdam American, Amsterdã, Holanda

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A beleza do Hampshire Hotel – Amsterdam American fez com que ele fosse locação do filme teen “A culpa é das estrelas”, embora o crédito tenha ficado para o Hotel De Filosoof. O empreendimento fica no centro de Amsterdã e data de 1902, além de disponibilizar 175 quartos e um icônico bar e restaurante.
“Se você é um fã de arquitetura, vale a pena conhecer este hotel. A fachada é uma interessante interpretação holandesa de art nouveau, movimento artístico que surgiu na Europa no final do século 19. Detalhes caprichosos podem ser percebidos nos mosaicos e grandes vitrais que compõem todo o edifício. Sem sombra de dúvida, os pontos mais atraentes são o bar e restaurante, espaços tombados pelo Patrimônio Nacional”, finaliza René.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!