Conheça o tropical deco, o regionalismo arquitetônico supercolorido de Miami

Aléxia Saraiva
26/01/2020 11:02
Thumbnail

A Washington Avenue integra o Distrito Art Déco de Miami com diversos prédios representantes do estilo Tropical Deco. Foto: Bigstock

A Ocean Drive, avenida beira-mar em South Beach, Miami, não chama atenção apenas pela privilegiada vista da praia. Para descobrir por que, basta olhar para o outro lado da avenida. A via é uma das principais do chamado “Distrito Art Déco” da cidade, região que concentra 960 prédios históricos, a maioria construídos entre as décadas de 1930 e 1940 influenciados pelo movimento arquitetônico que dá nome ao perímetro.
Mas há algo de peculiar ao estilo incorporado em Miami. Com tonalidades pastel e ornamentos que remetem à fauna, flora e oceano, esse regionalismo extrapola o art déco tradicional, sendo conhecido como tropical deco. São restaurantes, bares e hotéis cuja estética reforça a imagem de Miami como um resort à beira-mar. Entre os mais famosos, estão o Hotel Colony, o Hotel Breakwater e o Hotel Waldorf Towers, todos ao longo da Ocean Drive.
Influências náuticas moldam adornos das construções em estilo tropical deco. Foto: Vivek Sharma/Unsplash
Influências náuticas moldam adornos das construções em estilo tropical deco. Foto: Vivek Sharma/Unsplash
Sua importância ganhou reconhecimento já na década de 1970. Em 1979, o conjunto arquitetônico foi transformado em distrito histórico norte-americano, com ações especiais para sua preservação através da Liga de Preservação do Design de Miami (MDPL, na sigla em inglês).

As origens do estilo

A estética simpática dos prédios não foi obra do acaso. Ela remete à evolução da própria história da arquitetura, que encontrou no art déco um estilo de transição entre o ecletismo e o modernismo. Quem explica é o arquiteto Rodolfo Sastre, especialista em história, teoria e crítica de arte e professor de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Positivo. Segundo ele, o início do século 1920 é marcado por um conflito arquitetônico: enquanto novas técnicas construtivas começam a revolucionar a área, o estilo eclético, dominante no século 19, ainda tende para uma estética que remete ao passado.
“Não tem como olhar para o futuro quando se tem uma reprodução do estilo histórico”, aponta Sastre. “Por isso, em 1900 começam a surgir vanguardas artísticas, conciliando essa contradição. Elas buscam uma nova expressão na arquitetura e nas outras artes, e marcam um período de preparação para uma ruptura”, explica. Expressões como o art nouveau, o dadaísmo, o futurismo e o surrealismo exemplificam essa fase.
Localizado na Ocean Drive, o Breakwater Hotel é um dos mais icônicos da região. Foto: Bigstock
Localizado na Ocean Drive, o Breakwater Hotel é um dos mais icônicos da região. Foto: Bigstock
Após a Primeira Guerra Mundial, a arquitetura percebe o fortalecimento de algumas dessas linhas – e o art déco é uma delas, sendo consolidado em 1925, em Paris, durante a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, evento que convergia as inovações na área.
Salvador Gnoatto, professor de Arquitetura e Urbanismo na PUC-PR, explica algumas das características clássicas do movimento. “O art déco se aproxima mais do estilo eclético na volumetria e do moderno na ausência de ornamentos”. Ou seja: a proporção dos prédios permanece a mesma, subdividindo-se em três partes bem defini-das — a base, o corpo e o coroamento —, mas ela já esboça uma simplificação dos adornos que caracterizavam as edificações ecléticas, como capitéis, por elementos geométricos.

Regionalismos do art déco

O apogeu do estilo se deu entre 1930 e 1940, quando o art déco passou a ser apropriado por diversos países — mas com algumas diferenças entre eles, o que Sastre define como regionalismos. Alguns exemplos são o Pueblo Deco, no Sudoeste dos Estados Unidos; o art déco náutico, no Uruguai; e o marajoara déco, no Norte do Brasil.
Cores pastel são uma característica marcante do movimento. Foto: Bigstock
Cores pastel são uma característica marcante do movimento. Foto: Bigstock
O tropical deco entra na mesma linha de pensamento. Segundo o MDPL, os prédios do distrito histórico foram construídos em um período específico da história dos Estados Unidos que proporcionou a criação de suas particularidades. Durante a recuperação da crise econômica de 1929 e antes do início da Segunda Guerra Mundial, os projetos foram influenciados por um otimismo futurístico que se via em feiras de arte norte-americanas da época. “A partir disso, Miami tem o art déco com uma linguagem exuberante, muito tropical, com cores e vegetação estilizadas”, detalha Sastre.
O que veio depois foi marcado pela Segunda Guerra Mundial. Segundo os arquitetos, para a história da arquitetura, ela enterra o art déco e dá início ao modernismo. É o fim dos ornamentos e o início da funcionalidade. E o início de outra história, muito diferente do que se havia visto até então.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!