Estilo & Cultura

Uma joia: conheça Zalipie, a cidade onde as casas são pintadas à mão

HAUS
02/03/2017 17:08
Thumbnail

Casas de Zalipie são pintadas à mão pelos moradores com estampas florais. Fotos Wikimedia Commons

Uma cidade que mais parece um imenso jardim. Assim pode ser descrita Zalipie, uma cidadezinha polonesa localizada a pouco mais de uma hora de Cracóvia e que tem todas as suas casas pintadas à mão com flores coloridas. Feitos pelos próprios moradores, os adornos tornaram-se uma espécie de patrimônio cultural e atraem a atenção de turistas do mundo todo para o vilarejo.
Casas de Zalipie são pintadas à mão pelos moradores com estampas florais. Fotos Wikimedia Commons
Casas de Zalipie são pintadas à mão pelos moradores com estampas florais. Fotos Wikimedia Commons
Segundo a lenda local, essa flora artística teria nascido no início do século 20 quando uma moradora teria pintado uma flor para encobrir as manchas que a fuligem do fogão deixou no teto de sua casa. Outros vizinhos, então, teriam copiado a ideia e, pouco a pouco, começaram a encobrir paredes, tetos, portas e janelas com as estampas florais.
Em 1948, a pintura das flores inspirou a The Painted Cottage, uma competição na qual os moradores retocavam ou criavam seus arranjos como forma de ajudar a Polônia a se recuperar psicologicamente das atrocidades sofridas na Segunda Guerra Mundial. Vencido os horrores da guerra, a competição foi incluída no calendário local e se repete a cada Primavera. Com isso, as pinturas ganharam cada vez mais espaço e são encontradas por toda a parte, incluindo igrejas, móveis, celeiros e até casas de cachorros e galinheiros.
Para quem deseja conhecer a charmosa Zalipie, um dos destinos obrigatórios é o Museu de Felicja Curyłowa, uma das mais conhecidas pintoras da cidade. A moradora faleceu em 1974 e, segundo relatos, estampou três casas inteiras, por dentro e por fora.

Veja mais fotos deste charmoso vilarejo floral

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!