Estilo & Cultura

Vila de arranha-céus terá hortas coletivas e reunirá habitações sociais e apartamentos de alta renda

Luciane Belin*
14/01/2019 20:26
Thumbnail

Fotos: Reprodução/ de Architekten Cie. | karres+brands

Que cada prédio seja uma espécie de vila, onde seus moradores possam conviver à moda antiga, conhecer os vizinhos, interagir, desenvolver consciência ecológica e ambiental e cultivar seus próprios vegetais. A convivência à moda antiga é também o futuro das habitações, segundo o projeto que venceu o concurso para redesenhar uma área próxima à estação de Leidsche Rijn, na cidade holandesa de Utrecht.
Desenvolvido em conjunto por quatro grandes escritórios de arquitetura do país, de Architekten Cie., karres+brands, KCAP Architects & Planners e Geurst & Schulze, o projeto do residencial MARK consiste em uma vila com três torres — de 80, 100 e 140 metros de altura — que propõe a transformação do edifício em um espaço de trocas entre seus moradores, já que as 1.128 residências serão divididas entre os mais diversos grupos sociais.
Segundo o site da de Architekten Cie., “aproximadamente 60% do programa consiste em habitação de aluguel social (279 unidades), moradia de aluguel médio (278 unidades) e casas de assistência (125 unidades)”.
Além disso, serão construídos 204 arrendamentos setoriais gratuitos e aproximadamente 242 residências ocupadas pelos proprietários. Assim, o residencial é transformado em um espaço de diversidade, já que os espaços coletivos estão entre os pontos em destaque no projeto: serão inúmeros espaços comunitários, restaurantes na cobertura, piscina, academia, lavanderia e cozinha comuns, além de quartos compartilhados para visitantes, áreas de trabalho flexíveis e espaços para artistas.

Hortas comunitárias

Pensando em ecologia e sustentabilidade, as copas dos prédios e os terraços inferiores disponíveis em cada torre funcionarão como estufas de horticultura, nas quais o futuro da produção de alimentos é perfeitamente integrado ao cotidiano dos habitantes. Além disso, em todos os níveis estarão disponíveis espaços menores onde os residentes também poderão cultivar pequenas hortas.
O núcleo da vila, entre os prédios, aplicará ainda o conceito de floresta urbana, incentivando a conexão dos moradores e visitantes com as origens rurais da região, que costumava ser abrigar de grandes plantações. As estratégias de integração também incluirão a disponibilidade de uma frota compartilhada de 100 veículos, de forma que, ao invés de ter seus próprios carros, os moradores compartilhem os de propriedade da vila, reduzindo assim a emissão de poluentes.
Embora a construção ainda não tenha iniciado, a previsão para conclusão da construção da MARK Village é o ano de 2023.
Veja mais imagens do projeto:
Fotos: Reprodução/ de Architekten Cie.
Fotos: Reprodução/ de Architekten Cie.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!