Estilo & Cultura

Visita relâmpago avalia potencial de Curitiba como “Capital Mundial do Design”

Luan Galani
17/08/2015 17:25
Thumbnail

Curitiba e Cidade do México estão na disputa pelo título de Cidade Mundial do Design de 2018. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Representantes do Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (Icsid, na sigla em inglês), organização com sede no Canadá que concede a cada dois anos o prêmio de Capital Mundial do Design, estiveram em Curitiba no começo deste mês para uma inspeção relâmpago.
No final de julho, a capital paranaense e a Cidade do México haviam sido anunciadas como finalistas ao título de Capital Mundial do Design de 2018. A final do título internacional com duas cidades da América Latina é um acontecimento inédito.
A visita de quatro dias da canadense Dilki de Silva e do dinamarquês Nils Toft, respectivamente secretária-geral e conselheiro executivo da instituição, foi para avaliar o funcionamento da cidade e como o design se insere nesse contexto.
“Queremos ver como o planejamento da cidade envolve os cidadãos, as escolas e as empresas, até para verificar se há perspectiva de longo prazo no uso dos conceitos de design para a gestão urbana”, confidenciou Toft à assessoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Depois de também visitar a Cidade do México, eles vão produzir um relatório detalhado do que viram em ambas as cidades. O documento deve ser utilizado como base para a votação final do prêmio de 2018.
“Eles vieram ver com os próprios olhos se tudo que dissemos nos documentos de candidatura é verdade”, explica o arquiteto e urbanista Sérgio Pires, presidente do Ippuc. Agora Curitiba não precisa mais enviar qualquer tipo de material. “Só temos de esperar. Nem mesmo a programação foi pensada, porque só podemos começar a conceber a programação de 2018 se ganharmos a disputa”, diz Pires.
Enquanto estiveram por aqui, os representantes da instituição estrangeira visitaram diversos pontos da cidade, como, por exemplo, a Rua XV, o Paço Municipal, o Teatro Paiol, a Rua da Cidadania do Carmo, o Jardim Ambiental da Rua Schiller e a Praça Rui Barbosa, onde está a primeira Tuboteca implantada em Curitiba. E se reuniram com várias entidades, como a prefeitura de Curitiba, o Centro Brasil Design (CBD), a Associação para o Design do Paraná (ProDesign), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio PR), entre outros.
O resultado final será divulgado dia 18 de outubro em Gwangju, na Coréia do Sul, durante a Assembleia Geral do Icsid. Além de propiciar à cidade vencedora uma visibilidade mundial, o título agrega inúmeras oportunidades de atração e promoção do design, incrementando a economia criativa e gerando inúmeras oportunidades de negócio.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!